Site icon Seu Dinheiro

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

Donald Trump e bitcoin (BTC) criptomoedas

Enquanto o bitcoin (BTC) mantém o passo de seu rali, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amarra os cadarços para um novo sprint em sua corrida eleitoral em solo norte-americano — e parece querer uma ajudinha das criptomoedas para alcançar a linha de chegada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, não pretende apertar o cerco contra as criptomoedas — e até permitirá que os ativos passem a ser usados ocasionalmente pelos cidadãos norte-americanos.

“Eu costumava dizer ‘eu quero uma só moeda, eu quero o dólar, não quero que as pessoas abandonem o dólar’, e eu ainda penso assim. Mas vou te dizer: isso [criptomoeda] tomou vida”, disse o político, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (11).

Para o ex-presidente dos EUA, seu recente lançamento de linha de tênis de edição limitada da marca “Trump” mostrou a força das criptomoedas entre os moradores dos EUA, já que grande parte das compras foram pagas com “essa nova moeda”. 

Segundo o republicano, como os ativos digitais têm sido “muito utilizados”, ainda não é possível ter certeza se gostaria de eliminá-los neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda à CNBC, Trump afirmou que “faz pequenas coisas por diversão e faz dinheiro com isso”, mas destacou que ele mesmo não comprou bitcoin até então. “Às vezes, nós deixamos as pessoas pagarem através do bitcoin ou se envolverem com esse novo e adicional formato de moeda.” 

O passado de Donald Trump e do bitcoin (BTC)

As declarações recentes de Donald Trump mostram uma mudança de posicionamento de quase 180 graus em relação aos tempos em que ocupou a Casa Branca. 

Afinal, nem sempre a relação entre o político e criptomoedas como o bitcoin (BTC) foi sempre foi positiva como vem se mostrando neste ano. 

Na realidade, em 2019 — enquanto ainda estava no comando dos EUA —, Trump afirmou que “não era fã” do bitcoin e de outras moedas virtuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O então presidente chegou a chamar o BTC de “fraude” e destacou que não considerava os ativos virtuais como dinheiro devido à volatilidade.

“Não sou fã de bitcoins e outras criptomoedas, que não são dinheiro, têm valor altamente volátil e são baseados no ar”, escreveu no Twitter na época.

Atualmente, Trump é considerado o favorito na corrida pela Casa Branca em 2024, mas ainda pode tropeçar e acabar por deixar o caminho livre para Joe Biden.

Afinal, o republicano é o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais — em um processo que pode respingar nos planos de voltar a comandar os EUA. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump deverá encarar a Justiça em 25 de abril para reivindicar imunidade presidencial nas acusações relacionadas aos esforços para reverter a derrota nas eleições de 2020.

Vale lembrar que as eleições presidenciais dos EUA de 2024 estão marcadas para acontecer em 5 de novembro.

Dólar acima de tudo?

Mas não é porque Donald Trump indicou que não proibirá — até então — as criptomoedas nos Estados Unidos que o país aceitará que o dólar caia em desuso ou seja substituído pelo bitcoin (BTC), por exemplo.

“Eu sou basicamente um tradicionalista e gosto de permanecer com o dólar. Eu odeio quando os países abandonam o dólar”, disse o ex-presidente dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu não permitiria que países pudessem deixar o dólar, porque se nós perdemos esses padrões, seria como perder uma guerra revolucionária. Nós não podemos deixar isso acontecer, e muitos países agora estão lutando para abandonar o dólar.”

*Com informações de CNBC e Cointelegraph.

Exit mobile version