Site icon Seu Dinheiro

Cabeça a cabeça, Boulos e Nunes empatam nas eleições para prefeitura de São Paulo, mas segundo turno será mais difícil para um deles

urna eletrônica eleições 2022, 2024 votação bolsa bolsas ibovespa dólar

Urna eletrônica

Os recentes debates sobre a proibição sobre apostas com animais da Prefeitura de São Paulo lembram as disputas de corridas de cavalos. E a proximidade com as eleições municipais deste ano também se assemelham um pouco com o hipismo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mais recente pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada na última segunda-feira (1º), mostra que os dois candidatos mais bem posicionados estão “cabeça a cabeça” na corrida eleitoral. 

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), estão empatados na corrida pelo comando da Prefeitura de São Paulo com 29% cada. A margem de erro da pesquisa é de três porcentuais.

Distante deles, também estão empatados tecnicamente outros três candidatos. O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem 14%, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) possui 9% e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) pontua com 8%. Já a economista Marina Helena (Novo) é a preferida de 1% dos eleitores paulistanos.

Os pré-candidatos Altino Prazeres (PSTU), Fernando Fantauzzi (DC), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não pontuaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Real Time Big Data realizou entrevistas com 1.500 eleitores paulistanos entre os dias 25 e 28 de junho e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06703/2024.

Eleições municipais 2024

Nas entrevistas com os eleitores paulistanos, também foi considerado outro cenário, que inclui o deputado federal Kim Kataguiri (União). A sigla de Kataguiri fechou acordo para apoiar Nunes e o pré-candidato busca reverter a decisão em convenção partidária.

Nesta hipótese, onde o deputado federal consegue manter a sua candidatura pelo União Brasil, Boulos aparece com 29% e Nunes tem 28%. O influenciador Pablo Marçal tem 12% sendo seguido por Datena, com 8%; Tabata, com 7%; e Kataguiri, com 5%. A economista Marina Helena pontua novamente com 1%.

Na pesquisa espontânea — isto é, onde o entrevistado responde o nome preferido sem ter contato com a lista de pré-candidatos — Boulos é lembrado por 12% dos eleitores e Nunes por 11%. Marçal e Datena foram citados por 5% dos paulistanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros 4% declararam apoio à deputada Tabata Amaral, enquanto 1% declararam preferência em Kataguiri.

Nunes tem vantagem sobre Boulos em eventual 2º turno

A pesquisa do Real Time Big Data também atestou que o prefeito paulistano tem vantagem sobre Boulos em um eventual segundo turno das eleições municipais.

Em um eventual confronto entre os dois, Nunes é preferido por 46%, enquanto 39% optam pelo deputado do PSOL. Outros cenários favoráveis para Nunes seriam em confrontos contra Pablo Marçal e Datena.

Na primeira hipótese, o prefeito tem 42% enquanto o influenciador é escolhido por 27% dos eleitores paulistanos. Na segunda, o emedebista surge com 44% contra 37% do apresentador de televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um empate técnico foi atestado em um segundo turno entre Nunes e a deputada Tabata Amaral. O prefeito seria escolhido por 43% enquanto 42% optariam pela parlamentar do PSB.

Boulos, por sua vez, se sai melhor em um cenário de segundo turno contra Marçal. Segundo o Real Time Big Data, 40% escolheriam o deputado enquanto 33% votariam no coach.

O deputado do PSOL aparece empatado tecnicamente em hipotéticos embates com Datena e Tabata. Enquanto o deputado seria escolhido por 40%, o apresentador é o preferido de 38% dos paulistanos. No segundo cenário, Boulos tem 40% e Tabata aparece com 44%.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version