Site icon Seu Dinheiro

Tem risco de quebrar? As novas regras do BC dos Estados Unidos para impedir outro caos entre os bancões

FED Assombração Fantasma Mercados Gráfico Federal Reserve Jerome Powell bolsa

Há quase 16 anos, o colapso de grandes bancos nos Estados Unidos se alastrava pelos mercados financeiros afora, derrubando bolsas e colocando as economias em recessão. Uma crise que assombrou o mundo — e Federal Reserve (Fed) tenta evitar a todo custo que esse fantasma volte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para isso, o banco central norte-americano começou a aplicar, com recorrência, os chamados testes de estresse — que, literalmente, submetem os grandes brancos do país a situações de estresse para testar a capacidade de empréstimo sob tais condições. 

Nesta quinta-feira (29), o Fed anunciou uma revisão das definições das reservas de capital para esses grandes bancos dos Estados Unidos, em resposta ao teste de estresse conduzido em junho. 

Estados Unidos dão a receita para fugir da crise

A receita para evitar uma nova crise entre os grandes bancos norte-americanos, segundo o Fed, passa por 4,5% de capital mínimo

Os bancos que tiverem capital abaixo do nível requisitado, de acordo com o Fed, estarão sujeitos a restrições de capital e de pagamentos de bônus discricionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também foi definido aos bancos que o requisito de reserva de capital de estresse seja de pelo menos 2,5%, a depender do banco, e pode ser aplicada uma sobretaxa de capital para os bancos maiores e mais complexos.

Os novos níveis, ainda de acordo com o Fed, passarão a valer em 1º de outubro.

ITAÚ, BANCO DO BRASIL, BRADESCO OU SANTANDER: QUEM LEVOU A MEDALHA DE OURO NA TEMPORADA DE BALANÇOS?

Passou pano, Fed?

Mas um dos grandes bancos norte-americanos ganhou um “alívio” nas exigências de capital estabelecidas pelo BC dos Estados Unidos.

O banco central norte-americano reduziu o nível de capital extra exigido ao Goldman Sachs, depois que a instituição pediu uma reconsideração das exigências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o Goldman deve manter uma reserva de capital de estresse de 6,2%, abaixo dos 6,4% sugeridos no teste de junho.

Exit mobile version