Site icon Seu Dinheiro

Presidente bitcoin, ditador “mais cool” do mundo e contestação de direitos humanos: conheça Nayib Bukele, que deve ser reeleito com 80% dos votos

Após um mês, qual o saldo do Bitcoin (BTC) em El Salvador?

O pequeno país centro-americano El Salvador vai às urnas neste domingo (4) para escolher o presidente e 60 deputados da Assembleia. Contudo, chama a atenção o posicionamento do principal candidato, Nayib Bukele: ele tem 81,9% das intenções de voto, segundo a Universidad Centroamericana José Simeón Cañas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o partido de Bukele, o Novas Ideias, também deve abocanhar 57 das 60 cadeiras no parlamento. Vale lembrar que o país tem apenas uma Casa Legislativa, diferentemente de outros que possuem Senado e Câmara dos Deputados.

Mas o que explica a alta aprovação de Bukele no país de pouco mais de 5,4 milhões de habitantes? 

Bukele: presidente “moderninho”

Apesar de ter seus 42 anos, o presidente Bukele é considerado um político de nova geração. O presidente mais jovem entre as principais economias da América Latina ainda é Gabriel Boric, de 37 anos, no Chile, mas o chefe de Estado de El Salvador é o segundo na lista.

Em comparação, Javier Milei, da Argentina, tem 53 anos; Gustavo Petro, da Colômbia, tem 63 anos; e Lula, aqui no Brasil, tem 78 anos. Isso garantiu a Bukete o título de "ditador mais cool da terra", segundo ele mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para além da idade, Bukele se elegeu dentro de uma onda de outsiders na América Latina. Ele, inclusive, chegou a ser marqueteiro de um partido de esquerda — e que hoje faz oposição ao seu governo —, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN). 

Mas seu posicionamento foi guinando para a centro-direita e, finalmente, à direita. E é aqui que a história de Bukele começa a chegar nos dias atuais. 

Histórico de El Salvador

Voltando alguns passos, o presidente de El Salvador decretou estado de emergência em março de 2022, com o argumento de conter o avanço das gangues e cartéis no país. Foram atribuídos a eles uma série de chacinas na época. 

A medida foi prorrogada 22 desde então e o país vive em estado de exceção até o presente momento. O conjunto de medidas contra a violência é chamado de mano dura em países da América Latina de modo geral. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mega prisão de Bukele

O resultado foi a construção de uma alta popularidade do presidente com suas políticas de tolerância zero. Por falar em contrução, Bukele também construiu o Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), com capacidade para até 40 mil pessoas. 

Para efeitos de comparação, uma das maiores unidades do sistema prisional brasileiro foi o Carandiru, que já foi considerado o maior presídio da América Latina com capacidade de mais de três mil detentos. 

Após a criação da CECOT, estima-se que 2% da população adulta esteja no sistema prisional. Isso porque a polícia do presidente salvadorenho é acusada de realizar prisões arbitrárias, torturas e violar direitos humanos por entidades internacionais. 

O presidente bitcoin

Outra das medidas de Bukele foi estabelecer o bitcoin (BTC) como uma das moedas oficiais do país, ao lado do dólar. Com isso, El Salvador foi o primeiro país do mundo a adotar uma criptomoeda como oficial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

El Salvador é um país que não emite moeda própria, assim como outros da América Central. O bitcoin será outra moeda oficial além do dólar americano.

Entre outras medidas, havia planos de criar uma cidade com títulos de dívida (bonds) de El Salvador. A “cidade bitcoin”, contudo, não saiu do papel

A queda da maior criptomoeda do mundo em 2022 fez a carteira do governo entrar no vermelho. Após a esticada de preços no final de 2023, esses fundos saíram do prejuízo. Os dados são compilados pelo próprio Bukele

*Com informações da Agência Pública, Estadão Conteúdo e La Hora Ecuador

Exit mobile version