O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Partido de Marine Le Pen deve ficar com um terço das cadeiras da câmara baixa do parlamento, enquanto aliança liderada pelo presidente Emmanuel Macron deve ficar num distante terceiro lugar
Com elevado índice de comparecimento às urnas, as eleições legislativas na França, realizadas neste domingo (30), devem impulsionar a extrema-direita no país.
De acordo com pesquisas recentes, a liderança neste primeiro turno do pleito deve ficar com o partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, que tem boas chances de ganhar uma maioria na câmara baixa do parlamento pela primeira vez.
A estimativa é de que o RN leve um terço dos votos para as 577 cadeiras da Assembleia Nacional no primeiro turno, quase o dobro dos 18% em 2022, segundo agências de sondagem francesas.
As pesquisas indicam ainda que os partidos de centro, liderados pelo presidente francês Emmanuel Macron, devem terminar em um distante terceiro lugar na votação do primeiro turno, ficando atrás da nova coligação de partidos de esquerda, chamada Nova Frente Popular, que inclui socialistas, comunistas, verdes e a extrema-esquerda.
Macron convocou as eleições há três semanas depois que o pleito para o Parlamento Europeu demonstrou redução drástica de apoio ao seu partido e uma forte ascensão do RN, de Le Pen.
O presidente francês pediu que os eleitores se unissem contra a extrema-direita no segundo turno da votação, enquanto Le Pen pediu aos eleitores que dessem ao RN uma "maioria absoluta", o que permitiria ao partido formar um novo governo, elevando seu presidente, Jordan Bardella, ao posto de primeiro-ministro.
Leia Também
As eleições em dois turnos terminam em 7 de julho e têm potencial para impactar os mercados financeiros europeus, o apoio do Ocidente à Ucrânia e a gestão do arsenal nuclear e da força militar global da França.
A participação dos eleitores nestas eleições tem sido particularmente elevada. Com 49,5 milhões de eleitores registrados, a França teve um índice de 59% de comparecimento às urnas até três horas antes do fechamento da votação, 20 pontos percentuais acima do mesmo período no primeiro turno de 2022.
Muitos eleitores franceses têm se mostrado frustrados com a inflação e a economia em geral, bem como com a liderança de Macron. O RN assim se aproveitou deste descontentamento, principalmente por meio das redes sociais, e liderou as pesquisas de opinião pré-eleitorais.
Já a esquerda reunida na coligação Nova Frente Popular, que deve ficar em segundo lugar em número de cadeiras no parlamento, promete reverter a reforma da previdência que elevou a idade de aposentadoria para 64 anos, entre outras reformas econômicas.
Com Estadão Conteúdo e Associated Press.
Autoridades norte-americanas insistem que a guerra pode estar se aproximando de um ponto de inflexão, mas os líderes iranianos continuam a rejeitar publicamente as negociações
A crise de combustíveis arrombou a porta na Ásia e agora ameaça entrar pela janela da Europa; confira as medidas de emergência que estão sendo tomadas para conter a disparada do petróleo e do gás no mundo
A prata não ficou atrás no movimento de correção, caindo 2,18% na sessão desta sexta-feira (20) e acumulando uma perda semanal ainda mais expressiva que a do ouro: 14,36%
Ator e campeão esportivo faleceu aos 86 anos após ser internado no Havaí; Chuck Norris deixa cinco filhos, incluindo o ator Mike Norris, e a esposa Gena O’Kelley
Em dia de forte aversão ao risco, o manual de sobrevivência do mercado mudou. Entenda por que os metais chegaram a cair 10% nesta quinta-feira (19), arrastando as ações das mineradoras
Por meio do programa Artemis, a Nasa afirma ter a intenção de estabelecer uma presença de longo prazo na Lua para fins científicos e de exploração
Inspirada no filme Exterminador do Futuro, a gestora analisa o impacto da inteligência artificial no mercado, e lista quais empresas já ganham em produtividade — e valem a pena investir
Os diretores do Fed optaram por seguir a postura adotada na reunião de janeiro, uma vez que os dados da economia norte-americana pontam para uma inflação resiliente, enquanto o mercado de trabalho perde força
Pesquisa do Bank of America mostra que gestores na América Latina preferem o Brasil ao México nos próximos 6 meses. Porém, a decolagem rumo aos 210 mil pontos sofreu uma pane técnica nas expectativas.
Presente inesperado impressionou as autoridades locais e veio acompanhado de um pedido bastante específico
Vencedor de prêmio milionário não acreditou quando recebeu mensagem de e-mail informando que ele tinha ganhado na loteria — e agora precisa contar para a esposa…
Segundo o relatório, petróleo, ações e bitcoin estão reagindo quase em sincronia aos choques geopolíticos e às incertezas sobre juros nos EUA
No cassino abandonado que funcionava como casa de golpes, os golpistas também simularam delegacias de países como Austrália, Índia e Canadá
Todos aqueles, inclusive brasileiros, que não apresentaram um pedido de reconhecimento da cidadania italiana até 28 de março de 2025 perderam o direito.
O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 foi lançado em 9 de maio de 1980 e teve um budget de US$ 550 mil
Irã promete manter fechada a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz em meio aos ataques dos EUA e de Israel; pelo menos três navios foram atingidos na quarta-feira (11)
A equipe ainda não venceu nenhuma partida pela Premier League em 2026, acumula cinco derrotas consecutivas na competição e olha para o precipício.
A Memvid afirma ter criado uma camada de memória capaz de permitir que sistemas de IA realmente lembrem do que foi perguntado
A estrutura passou por ondas de quase 10 metros de altura e ventos intensos antes de alcançar a Antártica.
Gigante da tecnologia pretendia captar até US$ 42 bilhões, mas interesse massivo pode colocar operação entre as maiores já registradas no mercado de bonds dos EUA