Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
QUERENDO AS AÇÕES DE VOLTA

SBF (SBFG3) vai recomprar até 10% do total de ações em circulação; o que isso significa para os investidores?

Grupo controlador da Centauro visa gerar valor para o acionista com o programa

Loja da Centauro, do grupo SBF (SBFG3)
Loja da Centauro - Imagem: Divulgação

O Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro, anunciou na sexta-feira (13) a recompra de até 10% do total de ações em circulação, a preço de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um programa com duração de 18 meses, a companhia poderá adquirir de volta até 14.289.617 ações ordinárias.

Tais papéis serão mantidos em tesouraria para posterior cancelamento ou venda.

Legalmente, a empresa é obrigada a manter em tesouraria até 10% do volume total de ações em circulação.

Para que serve a recompra de ações?

Existem diversos motivos que levam uma empresa como o Grupo SBF a aprovar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
  • A companhia precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
  • Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade  do mercado.

Segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Grupo SBF “tem por objetivo gerar valor para os acionistas.”

Leia Também

DE OLHO NOS EUA

Novo CEO, novas preocupações: o desafio de Wesley Batista Filho na liderança global da JBS (JBSS32)

REAÇÃO AO RESULTADO

BTG (BPAC11) surpreende no 2T26 e acelera no consignado privado, mas ação cai forte na B3 hoje

Isso porque a recompra de ações é uma das maneiras que uma empresa de capital aberto  tem à disposição para proporcionar retorno para o investidor.

É diferente da distribuição de proventos, por exemplo, que proporciona retorno por meio do pagamento de dividendos e JCP.

Caso a empresa opte por cancelar as ações recompradas, o acionista ganha por ficar com uma participação proporcionalmente maior.
Em contrapartida, a recompra de ações faz com que os papéis percam liquidez na bolsa, uma vez que menos ações são negociadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de uma loja Americanas. É possível ver produtos da loja, vendedores e consumidores na lateral direita. 10 de agosto de 2026 - 11:29
7 de agosto de 2026 - 12:24
Pessoa segurando celular com logo da Porto (PSSA3). 7 de agosto de 2026 - 11:54
JBS (JBSS3) 7 de agosto de 2026 - 9:58
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar