Site icon Seu Dinheiro

Sabesp (SBSP3) recebe aval para elevar tarifa de água na reta final da privatização; veja o quanto a conta de água vai subir

Sabesp (sbsp3) dá mais um passo para a privatização

Unidade da Sabesp.

O processo de privatização da Sabesp (SBSP3) é um dos mais aguardados pelo mercado financeiro. Em dezembro do ano passado, a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) levou vitória com a aprovação do texto que libera a desestatização da empresa de águas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio ao processo, a Sabesp recebeu nesta terça-feira (9) o aval da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para reajustar as tarifas em 6,4469%. 

O aumento dos preços dos serviços de água e esgoto pode não ser tão positivo para a população. O próprio Tarcísio afirma que a privatização da Sabesp não terá como consequência um aumento das tarifas. Porém, quando o assunto são os investidores, a história é diferente. 

Na visão dos analistas do JP Morgan, o reajuste é visto com bons olhos, tendo em mente que o banco norte-americano esperava um aumento de 3,73%. 

O principal fator de otimismo foi o ajuste ter sido acima da inflação — e não abaixo, como esperava o JP Morgan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os documentos da ARSESP, o reajuste acima da inflação oficial acumulada em 12 meses até fevereiro, de 4,49%, se deve principalmente a fatores de eficiência, como índices gerais de qualidade e ajustes compensatórios diversos para compor a nova tarifa.

O novo valor passa a vigorar a partir da próxima terça-feira (10).

Aquecendo os motores da privatização da Sabesp (SBSP3)

Assim, o banco norte-americano está otimista com os caminhos da privatização (veja o cronograma mais abaixo), reiterando a recomendação overweight (equivalente a compra) para os papéis SBSP3. 

Já o preço-alvo das ações estimado pelo banco é de algo próximo a R$ 125, um potencial de alta é da ordem de 47%, levando em consideração as cotações de fechamento do pregão da última segunda-feira (8). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aumento da tarifa acima das projeções abre espaço para que novas correções acima da inflação sejam comuns no período pós-privatização, segundo o JP Morgan. 

Prós e contras

Um dos argumentos utilizados é de que a privatização traria não apenas uma melhora dos serviços, mas também uma queda nas tarifas, na visão do mercado.

Aqui no Seu Dinheiro nós já falamos dos argumentos a favor e contra a privatização da Sabesp — a análise completa você lê aqui

Além disso, após os apagões de novembro do ano passado, a privatização da Sabesp foi muito comparada com a da Enel, que gere o serviço de luz na capital paulista e em outras regiões. Nesta outra matéria, você encontra um comparativo entre as duas privatizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de privatização da Sabesp (SBSP3)

Os analistas do JP Morgan dividiram o andamento da privatização em etapas. Vale lembrar que são apenas algumas estimativas de quando os eventos devem acontecer para que a desestatização aconteça dentro do cronograma do governador de São Paulo. 

Sendo assim, alguns eventos podem ser antecipados ou atrasados, a depender de como o jogo político irá correr. 

O CEO da companhia de saneamento paulista, André Salcedo, já afirmou que a oferta de ações poderia acontecer entre o fim de maio e início de junho. Confira as etapas a seguir:

Fase 1: Já concluída

Fase 2: novembro de 2023 a fevereiro de 2024

Fase 3: fevereiro de 2024 a julho de 2024

Exit mobile version