Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
BRIGA DE LONGA DATA

Petrobras (PETR4) fecha acordo com o governo e vai desembolsar mais de R$ 800 milhões para encerrar disputa judicial

A soma foi calculada com base em participações governamentais relativas à produção de petróleo no Campo de Jubarte, no Espírito Santo

Montagem com o logo da Petrobras e moedas representando os dividendos da estatal
Montagem com logotipo da Petrobras - Imagem: Shutterstock

Uma briga judicial entre a Petrobras (PETR4) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que já dura oito anos enfim será encerrada. Mas não sairá barata para a empresa: custará ao menos R$ 832,4 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse é o valor do acordo fechado entre as duas partes, segundo comunicado enviado pela petroleira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça-feira (6).

A soma foi calculada com base em participações governamentais relativas à produção de petróleo no Campo de Jubarte, no Espírito Santo, entre agosto de 2009 e fevereiro de 2011 e dezembro de 2012 e fevereiro de 2015.

O acordo, que foi firmado no mês em que as disputas judiciais sobre o tema completam oito anos, ainda será levado à homologação do Juízo da 23ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

ONDE INVESTIR EM FEVEREIRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS, BDRS E CRIPTOMOEDAS - MELHORES INVESTIMENTOS

Concluído o processo, a Petrobras terá até 30 dias para pagar uma parcela inicial de 35%. O total restante será dividido em 48 parcelas corrigidas pela taxa Selic, atualmente em 11,25% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, ainda segundo o comunicado da estatal, os valores já foram provisionados no balanço do terceiro trimestre do ano passado.

Leia Também

ADEUS PROLONGADO

T4F (SHOW3) dá mais tempo para acionistas venderem papéis na OPA; prazo acabaria nesta quinta-feira (20)

BARATAS DEMAIS?

TIM (TIMS3) e Marcopolo (POMO4) aprovam novos programas de recompra de ações — e uma delas anuncia dividendos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 19 de agosto de 2026 - 11:58
Conceito de inteligência artificial (IA) gera um prompt. Barra generativa e de pesquisa na placa-mãe do circuito futurista. 18 de agosto de 2026 - 17:03
18 de agosto de 2026 - 16:32
Cartão do Bolsa Família ao lado de notas de reais. 18 de agosto de 2026 - 13:00
Logo do Itaú (ITUB4) 17 de agosto de 2026 - 20:21
Loja das Casas Bahia, empresa da Via (VIIA3) 17 de agosto de 2026 - 18:48
Geovanne Tobias, diretor financeiro (CFO), e Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil (BBAS3). 17 de agosto de 2026 - 18:01
Fachada de loja da Casas Bahia 17 de agosto de 2026 - 16:31
Ana Botín, presidente executiva do Grupo Santander. 17 de agosto de 2026 - 16:13
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 17 de agosto de 2026 - 12:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar