🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PROBLEMAS NO PORTFÓLIO

Fiagro quer executar garantias de CRA após empresa de biocombustíveis pedir blindagem temporária de dívidas na Justiça

O VCRA11 investe em títulos ligados à Brasil Bio Fuels, companhia que conseguiu uma tutela cautelar de urgência contra execução de dívidas

Combustível Petrobras
Combustível mercados - Imagem: Shutterstock

Se no ano passado os fundos imobiliários sofreram com a onda de inadimplência entre as empresas brasileiras, em 2024 parece ser a vez dos "primos" dos FIIs, os Fiagros, serem impactados pelas companhias endividadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mais recente afetado é o Vectis Datagro Crédito do Agronegócio (VCRA11), que comunicou que vai decretar o vencimento antecipado de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) ligado à Brasil Bio Fuels.

Os títulos em questão representam 11% do patrimônio líquido do VCRA11 e têm como lastro debêntures emitidas pela companhia, conhecida pela produção de biocombustível a partir do óleo de palma.

No início deste mês, a Brasil Bio Fuels informou ter pedido para a Justiça suspender por 60 dias ações e execuções de dívidas atuais e futuras enquanto a empresa negocia com credores.

O pedido foi parcialmente aceito pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Centra Cívil de São Paulo. O tribunal concedeu a suspensão de 60 dias e determinou a "impossibilidade de declaração de vencimento antecipado de determinados contrato".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiagro que execução de garantia dos CRAs

Apesar disso, o Vectis Datagro Crédito do Agronegócio optou por decretar o vencimento antecipado dos CRAs, cujo saldo do valor principal é de cerca de R$ 51 milhões.

Leia Também

O CENÁRIO BULL

XP, Nubank, Itaú, Bradesco, Santander e BTG: dois bancos vão se dar melhor se a Selic cair, segundo o UBS BB

SAÚDE DO CRÉDITO

Inter (INBR32) ainda não viu o pior: inadimplência deve subir no 3T26; CEO revela de onde vem a pressão

Segundo a gestão do FII, a decisão foi motivada pelo fato de que a Brasil Bio Fuels encontra-se em mora, ou seja, com atraso, no cumprimento de obrigações pecuniárias ligadas às debênturas que lastreiam os CRAs.

O objetivo do vencimento antecipado é possibilidar a execução das garantias que asseguram o pagamento das dêbentures, e, consequentemente, dos títulos do agronegócio, incluindo "recursos depositados em conta vinculada da operação decorrente da cessão fiduciária de recebíveis".

As garantias da operação, que foi originada e estrutura pelas próprias Vectis e Datagro, incluem ainda alienação fiduciária de imóvel e equipamentos, fundo de reserva e fundo de despesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
24 de setembro de 2026 - 12:32
24 de setembro de 2026 - 9:02
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo 23 de setembro de 2026 - 14:25
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 23 de setembro de 2026 - 12:33
Fachada verde da agência Localiza, com o logo e nome da empresa 22 de setembro de 2026 - 19:27
Fachada de agência do banco Santander Brasil (SANB11). 22 de setembro de 2026 - 14:16
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 21 de setembro de 2026 - 19:37

DE A PARA B

Entre JBS e J&F: o xadrez financeiro dos irmãos Batista na B3

21 de setembro de 2026 - 19:37
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 21 de setembro de 2026 - 19:13
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 21 de setembro de 2026 - 15:57
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 21 de setembro de 2026 - 14:04
21 de setembro de 2026 - 11:04
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 21 de setembro de 2026 - 10:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar