Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
COM MEDO?

Elon Musk acredita que fabricantes chinesas de carros elétricos vão ‘demolir’ concorrentes – e a Tesla é uma delas

Após resultados abaixo do esperado, Elon Musk elogia produtoras de carros elétricos chinesas e defende tarifas comerciais para a China

elon musk china bitcoin
Imagem: Adobe Stock/Shutterstock - Montagem: Giovanna Figueredo

A disputa no mercado de veículos elétricos está aquecida e ganhou mais um capítulo com uma fala de Elon Musk. O CEO da Tesla afirmou que fabricantes chinesas vão ter um “sucesso significativo” fora do país e defendeu a aplicação de barreiras comerciais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Honestamente, eu acho que se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas irão praticamente demolir a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”, disse ele. "Elas são extremamente boas."

O comentário de Elon Musk foi feito durante uma teleconferência de divulgação de resultados da companhia na quarta-feira (24).

Não é a primeira vez que Musk elogia os fabricantes chineses. No ano passado, o bilionário chegou a afirmar que as montadoras eram as “mais competitivas” no mercado e disse que elas provavelmente estarão entre as principais empresas automobilísticas do mundo.

Um cenário difícil para a Tesla

A fala de Musk vem após a divulgação de resultados desanimadores da Tesla. As ações da companhia estão em queda de mais de 8% desde o anúncio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa do bilionário reportou receita e lucro no quarto trimestre de 2023 abaixo das estimativas dos analistas.

Leia Também

A CONTA NÃO FECHOU?

Dividendos da Petrobras (PETR4) entram na mira do TCU; entenda o que está por trás

DESTAQUES

Banco do Brasil (BBAS3) entra na lista dos piores resultados do trimestre, enquanto Prio (PRIO3) bombou

Os resultados foram impactados por uma guerra de preços realizada por Musk para atrair compradores. 

Enquanto Musk lidava com as reações negativas do mercado, a automobilística chinesa BYD apresentou resultados que revelaram ter superado a Tesla entre outubro e dezembro de 2023.

Porém, a concorrência chinesa não parece assustar Musk tanto assim. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a teleconferência na quarta-feira (24), ele afirmou: “Se eu fosse dar um palpite... provavelmente alguma empresa chinesa é a que tem maior chance de ficar atrás da Tesla”.

Além de Elon Musk

Não é só o dono da Tesla que percebe um risco no horizonte. Desde 2023, a Comissão Europeia vem investigando subsídios disponibilizados para as fabricantes chinesas de veículos elétricos.

A apuração ainda não foi finalizada, mas há a possibilidade da União Europeia passar a ter uma postura mais protecionista e elevar as tarifas para os carros elétricos do gigante asiático.

A disputa no mercado também chegou nas eleições norte-americanas. O presidente Joe Biden, durante a campanha, afirmou que a China deseja dominar o cenário mundial de veículos elétricos e que “não vai deixar isso acontecer”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o ex-presidente Donald Trump disse que irá duplicar as tarifas se for eleito. Ele ainda defendeu uma tarifa universal de 10% sobre todas as importações nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
álbum da copa copa do mundo 2026 19 de maio de 2026 - 17:49
Felipe Thut, diretor do Bradesco BBI. 19 de maio de 2026 - 17:02
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 19 de maio de 2026 - 10:46
Imagem criada por IA traz um gráfico de ações em azul ao fundo, o logo da Usiminas ao centro e bobinas de aço na parte inferior da imagem 18 de maio de 2026 - 19:28
Copasa 18 de maio de 2026 - 12:40
legacy investimentos talles machado 18 de maio de 2026 - 8:00
vendas varejo varejistas 17 de maio de 2026 - 17:03
detergentes ypê 16 de maio de 2026 - 13:22
Grupo Vamos 15 de maio de 2026 - 19:41
Caminhões da Ambipar (AMBP3) 15 de maio de 2026 - 16:36
Pão de Açúcar 15 de maio de 2026 - 12:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia