Site icon Seu Dinheiro

Agora vai? Após tentativa frustrada pela B3, Kora Saúde (KRSA3) fará nova assembleia para votar saída do Novo Mercado

Cerimônia do IPO da Kora Saúde (KRSA3) na B3

Cerimônia do IPO da Kora Saúde (KRSA3) na B3

Após ter a primeira tentativa barrada pela B3, a Kora Saúde (KRSA3) bateu o martelo e decidiu manter a segunda convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de acionistas da companhia de saúde, que agora será realizada no dia 29 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a Kora vai decidir sobre a retirada de suas ações no Novo Mercado, com a dispensa da realização de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações). 

Mas a decisão de deixar o segmento de mais alto nível de governança corporativa da B3 virou novela desde que a dona da bolsa brasileira barrou a última assembleia.

Entretanto, em documento divulgado à Comissão de Valores Mobiliários nesta sexta-feira (19), a Kora informou que mantém a data de realização da nova AGE.

A empresa também afirmou que a reunião “será instalada com qualquer número de acionistas titulares de ações em circulação da companhia”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIVIDENDOS: Veja 5 ações para comprar agora e buscar pagamentos extras na sua conta ainda em 2024 

Tentativa frustrada pela B3

No início do mês passado, a B3 determinou que dois acionistas da Kora não poderiam participar da assembleia que votaria a saída voluntária da empresa do segmento. 

Bruno Moulin Machado e Ivan Lima, médicos fundadores da rede privada de hospitais —, foram considerados pela B3 vinculados aos acionistas controladores da empresa.

Juntos, eles detêm quase metade das ações com direito a voto na assembleia, o que proporcionaria uma vantagem para os planos dos fundos controladores na votação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, suas participações foram barradas pela B3, e a reunião teve de ser cancelada por falta de quórum legal mínimo das ações em circulação para a realização da assembleia.

A AGE que pode tirar a Kora do Novo Mercado foi aprovada no mês de maio pelo Conselho de Administração da companhia e solicitada pelo controlador — a HIG Capital, que possui 68,4% do capital social total e votante.

No documento divulgado hoje, a Kora ressalta que, caso a saída do Novo Mercado seja aprovada, a companhia também fará uma nova reforma em seu Estatuto Social. 

Por que os controladores querem tirar as ações da empresa do Novo Mercado

Segmento de listagem na bolsa brasileira, o Novo Mercado possui os padrões mais rigorosos de governança corporativa da B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os acionistas controladores, a permanência da Kora no Novo Mercado restringe as alternativas disponíveis para a rede de hospitais.

Por isso, a proposta inicial era que a empresa migrasse voluntariamente para o segmento básico de listagem da B3, que tem regras menos rigorosas.

Embora os planos — pelo menos por ora — tenham sido barrados pela B3, a HIG Capital pretende votar uma nova assembleia para fazer uma OPA e comprar as ações de acionistas insatisfeitos ou de fundos que não possam manter ações fora do segmento.

Exit mobile version