Site icon Seu Dinheiro

Receita Federal paga 3º lote da restituição do Imposto de Renda nesta quarta-feira (31); veja como conferir se o dinheiro caiu na conta

imposto de renda

-

Os contribuintes que têm direito a receber valor de restituição da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024 já podem começar a conferir suas contas. A Receita Federal começa a realizar o pagamento do terceiro lote nesta quarta-feira (31).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fisco vai desembolsar R$ 8,5 bilhões para cerca de 6,1 milhões de contribuintes beneficiados. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui cerca de 54 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

O pagamento acontece ao longo do dia, na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda.

Quase todo o valor, informou a Receita Federal, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. 

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, este ano os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As prioridades do Leão

A lista de prioridades do terceiro lote é composta majoritariamente pelos contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.

Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em seguida, a categoria com maior número de contribuintes que receberão o pagamento é a dos brasileiros que não se encaixam em nenhum dos grupos de prioridades legais, com 172.719 contribuintes.

Este é o primeiro lote a incluir contribuintes não-prioritários. Confira os cidadãos que participam da lista de prioridades:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como descobrir se você vai receber o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda?

Se você não tem certeza se faz parte do grupo de contribuintes que receberá o pagamento hoje (31), basta fazer a consulta na página da Receita Federal na internet

Para isso, você deve clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso você não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.

Se houver uma pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não recebi… o que eu faço?

Se você não receber o pagamento na conta informada na declaração até o final do dia, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, você poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Caso não resgate o valor da sua restituição depois de um ano, você deverá requerer o valor no Portal e-CAC. 

Ao entrar na página, deverá acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Exit mobile version