🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

Inquilinos mais felizes: aluguel residencial cai 0,89% em outubro, após alta de 0,33% em setembro, aponta FGV

Resultado contribui para redução na variação acumulada em 12 meses, mas tendência ainda é de alta nas quatro capitais analisadas

Aluguel ou compra de imóvel
Aluguel - Imagem: Shutterstock

Os aluguéis residenciais recuaram 0,89% em outubro, após terem avançado 0,33% em setembro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre as quatro capitais que integram o índice da FGV, apenas em Belo Horizonte houve alta de 3,28% no valor dos aluguéis residenciais em outubro, ante uma queda de 0,45% registrada em setembro. 

Em São Paulo, passou de uma queda de 0,49% em setembro para um recuo de 1,13% em outubro. No Rio de Janeiro, o índice saiu de aumento de 0,56% para redução de 3,18% no período; e em Porto Alegre, de elevação de 2,05% para recuo de 1,41%.

Gráfico, Gráfico de cascata

Descrição gerada automaticamente

Porto Alegre e Belo Horizonte puxam altas no acumulado em 12 meses, com o preço dos aluguéis avançando 10,73% e 12,66%, respectivamente. Rio de Janeiro registrou alta de 7,91% no período e São Paulo de 6,97%.

O índice acumulou uma alta de 9,32% nos 12 meses encerrados em outubro, ante um avanço de 12,29% nos 12 meses terminados em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Como funciona o índice da FGV

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis em quatro das principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O Índice Nacional é calculado como a média ponderada destas capitais com os mesmos pesos utilizados no cômputo dos subitens componentes do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S).

Leia Também

TOUROS E URSOS #287

Até onde a taxa Selic pode cair? Economista do BV vê juros perto de 10% ao ano no longo prazo

MATEMÁTICA

Plano perfeito para ganhar na Lotofácil da Independência existe, mas tem uma pegadinha arriscada

As informações são obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis, em caráter de anonimato. O período de coleta das informações vai do primeiro ao último dia de cada mês e os valores considerados são aqueles efetivamente desembolsados pelos locatários em cada intervalo analisado.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra muitos condôminos discutindo em um condomínio com diversas torres de prédios. Ao fundo, há ainda uma churrasqueira e uma piscina 10 de setembro de 2026 - 12:35
Botijões de gás de cozinha do programa Gás do Povo em destaque, com identidade visual do governo federal, representando benefício social para recarga gratuita de gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. 10 de setembro de 2026 - 9:01
Bomba de combustível diesel e gasolina 9 de setembro de 2026 - 19:15
Chuva forte em São Paulo 9 de setembro de 2026 - 16:02
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o projeto da OpenAI, dona do ChatGPT, para Wall Street. 9 de setembro de 2026 - 15:04
ID da foto:1275677842 9 de setembro de 2026 - 10:10
Fim do feriado 7 de setembro. 8 de setembro de 2026 - 6:42
Eugenio Trifonov, russo que se mudou para Santa Catarina e se tornou confeiteiro da Kiss my Cake 6 de setembro de 2026 - 9:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar