Site icon Seu Dinheiro

Para 41%, economia brasileira piorou no último ano sob governo Lula, segundo pesquisa Genial/Quaest

Fotografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente à bandeira do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest apontou uma piora da percepção da população sobre o governo Lula. Para 41% dos entrevistados, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses, ante a 36% na pesquisa anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, mais pessoas avaliam que a economia melhorou no mesmo intervalo: eram 28% e agora são 33%. Os que acreditam que ficou do mesmo jeito saíram de 32% para 22%.

A pesquisa foi feita em setembro deste ano com dois mil entrevistados e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A percepção dos brasileiros vai na contramão do que acredita a agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating brasileiro na última terça-feira (1) de Ba2 para Ba1, colocando o país a um passo do tão sonhado grau de investimento. 

Uma explicação para isso pode estar na lâmina das notícias sobre o governo Lula. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque 38% ouviram mais notícias negativas sobre a gestão do atual presidente, número 3 pontos percentuais (p.p.) menor do que na pesquisa anterior, quando eram 41%. 

Já aqueles que ouviram mais notícias positivas sobre o governo foram de 30% para 38% dos entrevistados. Aqueles que não tem se informado sobre saíram de 24% para 20%. 

Avaliação do governo Lula: melhor ou pior?

O índice de aprovação do trabalho do governo Lula caiu de 54% em julho para 51% em setembro, enquanto a desaprovação saiu de 43% e avançou para 45%. 

A região na qual o presidente é melhor avaliado é a Nordeste, com 69%, enquanto Sul e Sudeste registram as maiores desaprovações, com 53% cada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do mesmo modo, a avaliação geral do governo é positiva para 32% dos entrevistados, enquanto 33% acredita que é uma gestão regular e 31%, negativa. 

Em comparação ao seu antecessor, 38% acreditam que Lula é melhor do que o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 22% o acham igual e 33%, pior do que o ex-chefe do Executivo nacional.

Por fim, a porcentagem de entrevistados que acredita que o Brasil está indo na direção certa oscilou negativamente dentro da margem de erro de 49% para 47%, enquanto aqueles que acham que estamos indo na direção errada saiu de 41% para 43%.

O que explica essa visão

Para 65% dos entrevistados pela Genial/Quaest, o preço dos alimentos subiu em comparação com o mês anterior. Já para 59% e 64%, os preços do combustível e das contas de água e luz também cresceram, respectivamente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na visão dos entrevistados, 50% relataram ser mais difícil conseguir um emprego do que há um ano, enquanto 26% afirmaram ser mais fácil e 20% disseram estar igual.

Por último, 24% acreditam que o principal problema do Brasil hoje é a economia, enquanto 17% dizem ser a violência e 16% acreditam ser a questão social. Outros 13% dizem ser a corrupção, enquanto 12%, a saúde e, finalmente, 7%, a educação.

Exit mobile version