🔴 INVISTA MELHOR USANDO O CLAUDE: PEGUE INGRESSO PARA A MASTERCLASS E GANHE UM E-BOOK  – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PARCERIA INTERNACIONAL

G20: Ministério de Minas e Energia assina acordo com a chinesa State Grid para transferência de tecnologia

A intenção é modernizar o parque elétrico brasileiro e beneficiar instituições de ensino e órgãos governamentais

Imagem: shutterstock

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, assina neste domingo (17), com uma delegação chinesa, um acordo junto com a empresa chinesa State Grid, para transferência de tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intenção é modernizar o parque elétrico brasileiro e beneficiar instituições de ensino e órgãos governamentais, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS)

O negócio foi costurado durante o G20 Energia, realizado em Foz do Iguaçu, em outubro. Os países integrantes do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20 alcançaram um acordo, comprometendo-se a impulsionar a adoção de transições energéticas que sejam limpas, sustentáveis, equitativas, acessíveis e inclusivas. 

Além disso, os membros reconheceram as desigualdades e os obstáculos presentes no cenário energético global, especialmente os enfrentados pelas nações em desenvolvimento.

Segundo o ministério, a transferência de tecnologia deve ocorrer tanto na transmissão como na geração e distribuição. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os temas relacionados ao acordo estão: promoção do desenvolvimento tecnológico rumo à neutralidade de carbono; otimização da integração de fontes renováveis de energia; redes inteligentes; e aplicação de inteligência artificial na área elétrica.

Leia Também

FINANÇAS

Quanto é preciso investir para ter um cartão BTG Pactual? Conheça os requisitos e benefícios das versões Gold, Platinum e Black

PRÉVIA DO RESULTADO

Receitas em alta e ações de lado: balanço da SpaceX (SPCX) finalmente decolou? Saiba o que esperar

  • LEIA MAIS: Nvidia bate recorde de valor de mercado, mas analista prefere outra ação de inteligência artificial menos conhecida; veja.

Estatal chinesa é referência em tecnologias para energia

A State Grid Corporation of China (SGCC) é uma das maiores empresas de energia elétrica do mundo e pertence ao governo chinês. 

A empresa é conhecida pela sua tecnologia avançada em transmissão de ultra-alta tensão, permitindo a distribuição de eletricidade por longas distâncias com eficiência.

Além da State Grid, outras empresas chinesas devem participar. De acordo com o documento preliminar, "o objetivo é estabelecer o compromisso entre as partes para estimular e dar apoio à cooperação nos campos da ciência e tecnologia, com objetivo de implementar ações para promover o desenvolvimento e a inovação".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
13 de outubro de 2026 - 16:07
Mega-Sena é o carro-chefe das loterias da Caixa. 13 de outubro de 2026 - 7:19
calendário, agenda, economia 12 de outubro de 2026 - 18:00
Celular com homem usando plataformas de apostas online 12 de outubro de 2026 - 14:15
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 12 de outubro de 2026 - 9:06
10 de outubro de 2026 - 15:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar