Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) amanhecem com uma novidade nesta quarta-feira (13): a antecipação do pagamento do 13º salário.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu antecipar o depósito do 13º dos segurados e dependentes da Previdência Social.
O decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta manhã, estabelece que o abono anual do INSS será pago em duas parcelas.
A primeira parte será depositada na conta dos beneficiários em abril, enquanto a segunda parcela cairá em maio.
Têm direito ao benefício segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
“Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário”, destaca o decreto.
- Guia gratuito de Previdência Privada ajuda a decidir a melhor opção para a sua aposentadoria; clique aqui para baixar
Antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS
Essa não é a primeira vez que o 13º para os aposentados e pensionistas do INSS é antecipado.
Na realidade, o adiantamento tem sido adotado pelo governo federal nos últimos anos como uma estratégia para aquecer a economia.
Este é o quinto ano seguido em que o benefício é antecipado.
Normalmente, o pagamento do 13º costumava ser feito no fim do segundo semestre do ano, com parcelas nos meses de novembro e dezembro.
Em 2020 e 2021, durante a pandemia do coronavírus, o benefício foi antecipado. Já em 2022, a antecipação coincidiu com uma sucessão de medidas adotadas pelo governo para injetar dinheiro na economia no período pré-eleitoral.
No ano passado, o 13º salário dos aposentados foi adiantado pelo governo para maio e junho, também com a intenção de aquecer a economia em meio a projeções pessimistas quanto ao crescimento da economia brasileira.
*Com informações de Agência Brasil.