Site icon Seu Dinheiro

Fidelity quer lançar ETF que investe em “dividendos” de Ethereum (ETH) e gera especulação sobre criptomoedas

Atualização do ethereum desenvolvedores desmentem anúncios feitos anteriormente

Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do planeta

O mercado de criptomoedas aguardou com ansiedade a aprovação do primeiro ETF de bitcoin (BTC) à vista (spot) nos Estados Unidos. Agora, o mesmo produto, utilizando ethereum (ETH) também é esperado com grandes expectativas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não apenas porque o efeito do ETF pode ser visto nas cotações do BTC, mas porque o ethereum é uma rede (blockchain) um pouco diferente da do bitcoin, permitindo uma série de aplicações variadas — e que podem garantir mais dinheiro ao investidor.

Foi pensando nessas diferenças que a Fidelity, que possui mais de US$ 4,5 trilhões em ativos sob gestão, pretende fabricar seu próprio ETF de ETH. Mas com um detalhe importante: parte da valorização do ETF viria do staking de criptomoedas. 

Recapitulando, o staking nada mais é do que o recebimento de uma renda passiva no mercado de criptomoedas.

Em paralelo com o que há no mercado tradicional, é um processo semelhante ao dividendo de uma empresa: o investidor coloca seus tokens à disposição de uma plataforma e, em troca, recebe uma recompensa por isso. Leia mais sobre o staking aqui. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ETF de “dividendos” de ethereum

Em uma alteração apresentada à SEC, a CVM americana, na última segunda-feira (18), a Fidelity disse que, se o ETF fosse aprovado, a gestora alocaria uma quantia não revelada dos seus ativos através de um ou mais provedores de staking.

Não ficou claro qual será o protocolo de staking usado pela Fidelity para essa finalidade, tendo em vista que existem várias plataformas do tipo, segundo o Staking Rewards

O token da plataforma Lido DAO (LDO) — a maior plataforma de staking de liquidez do planeta — chegou a saltar mais de 6% após o anúncio, mas voltou a cair na sequência, em linha com o dia negativo do mercado de criptomoedas

Posso investir em staking? 

É possível fazer staking tanto por meio de corretoras quanto por conta própria, por meio das carteiras digitais (wallets)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, como as promessas de retorno são bastante altas, há uma série de plataformas falsas ou pouco confiáveis que podem roubar suas criptomoedas. Por isso, é importante ter certeza de onde se está investindo antes de transferir seus ativos. 

Confira a seguir algumas plataformas de staking. Algumas delas também emitem criptomoedas — ou seja, é possível investir em projetos do tipo sem necessariamente disponibilizar seus tokens para rede:

Exit mobile version