Site icon Seu Dinheiro

Até quando o bitcoin (BTC) vai ficar de lado?

bitcoin ethereum criptomoedas dúvida sobre comprar ou vender

Estamos vivendo um nervosismo infundado após o halving, e irei sustentar essa posição com dados a seguir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa deveria ser a época mais otimista da história dos criptoativos, devido à quantidade de aplicações reais (principalmente a integração das finanças tradicionais), interesse da classe política e avanços regulatórios sem precedentes.

Não, não estamos ainda no auge do bull market, pois o fator fundamental para isso (liquidez) ainda está em níveis não favoráveis para as conhecidas e tão desejadas alavancadas de preço. Até quando o bitcoin vai ficar parado?

Para respondermos isso, vamos olhar para o que temos no curto prazo e, em seguida, vamos colocar em perspectiva se tal nervosismo tem fundamento.

  1. Mineradores capitulando 

O halving é um período de readaptação no mercado de mineração. Imagine que você é dono de um negócio que gasta milhões de dólares em energia, infraestrutura e mão de obra, e a sua principal fonte de receita é a emissão de bitcoin por bloco validado. Você monta sua operação e permanece no mercado por alguns anos acumulando BTC. De uma hora para outra, a sua fonte de receita cai pela metade (halving). O que você faz para manter a sua operação viva?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você pensou: "Bem, eu tenho BTCs de reserva aqui, vou vender pelo menos uma parte para bancar minha operação, além de demais investimentos em máquinas novas e coisas dessa natureza", você pensou correto.

Um mês após o halving, tivemos os primeiros sinais de que os mineradores estavam vendendo e até parando suas atividades. Já estamos em zona de capitulação, indicado por um cruzamento de médias (30 e 60 dias) da quantidade de hashes por segundo (medida de esforço computacional). A pressão de venda dos mineradores pode demorar mais algumas semanas.

Hash Ribbons

Fonte: Capriole Investments 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Bancos centrais neutros 

O que faz com que o capital procure ativos de risco em busca de retorno é o nível de liquidez. O termo liquidez pode ter algumas variações diferentes, mas por liquidez, refiro-me à quantidade de dinheiro (isto é, dólares, moeda) no agregado. Na imagem abaixo, você pode observar dois gráficos: o primeiro é o total de ativos no balanço patrimonial dos principais bancos centrais.

Quanto maior esse número, mais dinheiro há no sistema financeiro. O segundo é o gráfico do bitcoin.

Fonte: TradingView | Elaboração: Empiricus Cripto 

Perceba que o aumento de liquidez prediz com grande acurácia ganhos de preço do BTC. Neste exato momento, os bancos centrais, em especial o americano, estão neutros, muito devido à pressão inflacionária que exige uma política monetária mais austera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até que vejamos um alívio maior dos bancos centrais, o bitcoin tende a ficar de lado. Acredito que isso é apenas questão de tempo.

  1. Medo pré Fomc 

Do final de semana para cá, o BTC caiu um pouco mais de 5%, e as altcoins, consequentemente, sangraram bem mais. Esses movimentos têm sido muito alimentados por incertezas macroeconômicas, em especial durante os dias que antecedem importantes datas na agenda macro, como o dia do Fomc, em que é decidido a respeito da taxa de juros americana.

Nas últimas três reuniões do comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed), tivemos quedas que foram completamente apagadas após o evento. Isso vai acontecer de novo? O meu palpite é que sim, mas isso não implica no fim da lateralização, pois o maior fator segue sendo a liquidez.

Fonte: TradingView | Elaboração: Gumshoe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Variações semanais (03/06/24 a 10/06/24)

Preço: US$ 69.500 | Var. +2,88%

Preço: US$ 3.706 | Var. -1,89%

*Dados referentes ao fechamento em 10/06/24

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tópicos da semana 

Gráfico da semana

Nesta semana, tenho apenas um aviso de amigo. Algo para pôr em perspectiva qualquer tipo de nervosismo infundado.

Abaixo, você vê a quantidade de dias após o halving em que quebramos com essa lateralização característica do período. O último halving aconteceu há 52 dias. Somente.

Fonte: TradingView | Elaboração: Empiricus Cripto 

Mensagem final: tenha paciência, e compre. 

Um grande abraço,

Valter Rebelo

Exit mobile version