Site icon Seu Dinheiro

O retorno de Trump, ‘efeito Americanas’ nos bancões brasileiros, elétrica ‘enxotada’ de carteira de dividendos e os melhores investimentos para fevereiro

O presidente dos EUA, Donald Trump, parado em frente a um púlpito

O presidente dos EUA, Donald Trump

As primeiras reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos finalmente aconteceram. Agora, o ano de 2024 pode oficialmente começar para a bolsa? O mercado (e os investidores) estão ansiosos para que o “balde de água fria” que tomou conta dos índices em janeiro se reverta em um belo banho quente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como nos falta uma bola de cristal por aqui, não podemos afirmar que agora o Ibovespa vai “engatar” de vez. Talvez ele espere pra depois do Carnaval, rs. 

De toda forma, hoje vamos falar sobre:

? Por que o efeito Americanas vai fazer o lucro dos grandes bancos dar um salto no 4T23

Mais de um ano depois do caos e o fator Americanas (AMER3) ainda continua sendo importante para o resultado de algumas empresas da bolsa. Nesse caso, dos grandes bancos brasileiros

O calote da varejista derrubou o lucro das instituições financeiras devido às provisões que precisaram ser feitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, aos poucos, esse “fantasma” está saindo dos balanços. 

O Vinicius Pinheiro explicou por que podemos esperar resultados melhores dos “bancões” neste 4T23 – clique aqui para ler. 

?? Eleição nos EUA: entenda como uma possível vitória de Trump mexeria com o mercado brasileiro

As eleições nos Estados Unidos acontecem só em novembro, mas já virou assunto do noticiário, dada a importância do pleito não só para os americanos, como também para o resto do mundo. 

Novamente, podemos ver o republicano Donald Trump disputando a presidência com Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns especialistas consideram a vitória de Trump como “quase certa”, em um contexto de polarização, inflação elevada e descrença sobre a saúde do atual presidente.

Diante de tudo isso, como o Brasil pode ser impactado? Veja a resposta nesta matéria. 

? Alupar (ALUP11): provável mudança de rota deve afetar proventos e ação deixa carteira de dividendos da Empiricus Research 

O setor de energia já é “figurinha carimbada” na carteira do investidor de dividendos.

Isso se deve muito ao fluxo de caixa estável das companhias e ao fato de não haver riscos de preços e nem de volume de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, Alupar (ALUP11) era uma das transmissoras que mais recebia atenção dos investidores por seus yields altos. 

No entanto, mudanças recentes na estratégia da empresa a tornaram menos atrativa e ela foi retirada da carteira de dividendos da Empiricus Research. O analista Ruy Hungria explica por que você também deveria vender ALUP11 neste texto aqui. 

? Previdência Privada agora permite troca da tabela de IR, mas segundo analista, ‘em mais de 90% dos casos essa é a melhor escolha’

A partir de agora, você não precisa mais se martirizar caso tenha escolhido a tabela de Imposto de Renda errada no seu plano de Previdência Privada.

Uma lei recém-aprovada permite que você faça a mudança em qualquer período da fase de acumulação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, apesar da flexibilidade de escolha, uma das tabelas oferecidas por esses planos tende a ser a melhor “em 90% casos”, segundo o especialista em fundos Alexandre Alvarenga.

Para saber qual é a “vencedora” e como planejar sua aposentadoria da forma mais inteligente possível, é só ler esta matéria da Isabelle Santos. 

? Onde investir em fevereiro? Veja os melhores investimentos em ações, dividendos, FIIs, BDRs e criptomoedas

E vou finalizar a coluna de hoje com as recomendações de investimentos para o mês de fevereiro.

Na nova edição do programa mensal “Onde Investir”, os analistas da Empiricus Research revelaram suas top picks para o mês e deram um panorama do cenário macro após um mês duro para a bolsa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a próxima semana!

Exit mobile version