Site icon Seu Dinheiro

Como pagar menos no iPhone novo? As varejistas querem que você use esta estratégia 

O iPhone 16 da Apple disponível em cinco cores

O iPhone 16 da Apple disponível em cinco cores

A coluna de hoje, a última antes da Super Quarta – marcada para 18 de setembro –, não vai falar de juros. Na pauta, temos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1) Um debate digno de Hollywood. Se é um filme de comédia ou drama (ou terror), depende do seu ponto de vista; 

2) Uma estratégia das varejistas para incentivar o seu consumo ("ah, mas se eu pagar no PIX, tenho desconto"); 

3) E o fim de uma rede social que pode respingar até na bolsa de valores.

Então, vamos nessa? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?Debate EUA: Kamala candidata se mostrou mais preparada, mas não 'enxotou' Trump da disputa pela presidência

"Há um consenso que Kamala Harris ganhou": esta é a visão do analista político Nate Silver sobre o debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos. 

Em 2008, ele ganhou notoriedade por acertar os resultados de 49 dos 50 estados norte-americanos durante a disputa para a presidência daquele ano. 

O analista avalia que Trump deixou a desejar no embate e se perdeu em alguns momentos de suas falas. Apesar disso, não é como se Harris tivesse vitória certa.

O resultado final, só vamos saber em dezembro. Até lá, você pode acompanhar o desenrolar dessa disputa aqui no Seu Dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?Por que comprar um iPhone na Magalu, Casas Bahia e outras varejistas é mais barato se pagar com PIX? 

Você já comprou alguma coisa por PIX porque tinha um "descontinho" camarada?  

Essa é uma estratégia que caiu no gosto das varejistas recentemente. Em julho de 2024, quase 60% das empresas ofereciam vantagens exclusivas para quem optasse pagar com PIX.

São duas explicações para essa prática: o pagamento instantâneo com o método criado pelo Banco Central é muito efetivo, principalmente no digital, e as varejistas precisam reforçar seu caixa em tempo de juros altos.

O PIX também tem a vantagem de ser menos custoso para as próprias empresas – em oposição às taxas cobradas por adquirentes de cartão. Por isso, elas conseguem repassar parte da economia ao cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprofunde-se nesse assunto através desta matéria da Micaela Santos.

? E falando nele… golpe do PIX vai acabar? Banco Central já reembolsou mais de R$ 1 bilhão 

E falando de PIX… apesar de ser uma inovação com diversas vantagens, sua agilidade também já causou muitos danos a alguns brasileiros, que perderam dinheiro nos chamados "golpes do PIX".

Diante disso, o Banco Central criou um mecanismo para devolução do dinheiro, que já rendeu reembolsos de mais de R$ 1 bilhão até o momento.

A questão é que o dinheiro, para ser ressarcido, precisa ainda estar na conta do golpista na hora em que a denúncia for feita, o que nem sempre acontece, porque eles costumam transferir para outras contas no momento em que o pagamento é feito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

? Fim do X (Twitter) no Brasil pode causar mais do que só 'abstinência' dos usuários: embate Musk e Moraes pode afastar investidor gringo do Ibovespa

O fim da rede social pode respingar até na bolsa brasileira, acredite se quiser. Calma, não é que a falta de tuítes e memes mexa com as ações (ok, depende de quem fez o tuíte). 

Mas a questão principal é a mensagem que a situação passa para os investidores gringos.

Um dos primeiros a se manifestar foi o investidor norte-americano Bill Ackman:

Na visão do analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, a briga gera uma crise de imagem pro Brasil. "Isso transmite uma sensação de insegurança jurídica, o que é extremamente prejudicial", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que no primeiro semestre do ano, tivemos uma forte saída de capital estrangeiro da bolsa. O apetite tinha sido retomado em julho e agosto, mas agora, resta a dúvida se o embate Musk versus Moraes vai "azedar o clima" novamente. 

A repórter Giovanna Figueredo fala mais sobre isso aqui.

❌ Os príncipes e o 'plebeu' Lemann? Dono da Americanas fica fora da lista de mais ricos da América Latina

A lista de bilionários da Forbes tem dois mexicanos, uma chilena e dois brasileiros. Mas nenhum deles é Jorge Paulo Lemann, que durante muito tempo foi figurinha carimbada nesse ranking.

A culpada por isso tem nome, CNPJ e um monte de lojas espalhadas pelo Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o homem mais rico da América Latina (e 18º no ranking global) é um mexicano cujo principal negócio não tem nada a ver com varejo – ele é dono da maior empresa de telecomunicações móveis do continente.

Antes de me despedir, uma pergunta:

Você já escolheu seus candidatos à prefeitura? Aqui no Seu Dinheiro, estamos fazendo uma cobertura completa das eleições municipais. Você pode acompanhar tudo clicando aqui.

Exit mobile version