Site icon Seu Dinheiro

Quem quer ser um diplomata? Itamaraty anuncia concurso público com salário inicial de mais de R$ 20 mil; saiba quem pode participar

Palácio do Itamaraty

Palácio do Itamaraty

O sonho de se tornar diplomata ficou mais próximo. O Ministério das Relações Exteriores aprovou a realização de um novo concurso público para o cargo de terceiro-secretário, que marca o início da carreira na diplomacia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conhecido por ser um dos exames mais difíceis do país, o concurso público disponibiliza 50 vagas, com salário inicial de R$ 20,9 mil, de acordo com o anúncio realizado no Diário Oficial da União (DOU).

O processo seletivo do Itamaraty é chamado de Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O certame ocorre todos os anos desde 1996, exceto durante a pandemia, quando o concurso de 2020 foi transferido para junho 2021.

A avaliação é realizada pelo Instituto Rio Branco (IRBr), a academia de diplomacia brasileira. Após a aprovação no concurso, os candidatos tornam-se habilitados para a matrícula no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

Ao final do processo, os aprovados passam a representar o Brasil no exterior, além de negociar interesses do país em conferências e eventos internacionais. Os diplomatas também oferecem auxílio a brasileiros nos consulados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O último concurso público do Itamaraty ocorreu em agosto do ano passado. Em 2023, o Ministério das Relações Exteriores também abriu 50 vagas.

Quem pode se tornar um diplomata?

Para participar do concurso público do Itamaraty e ocupar o cargo de diplomata, o candidato precisa ter nível superior completo. No entanto, não há limitação sobre os cursos de graduação.

Além disso, é necessário ter mais de 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e com o Serviço Militar – caso seja um participante do sexo masculino. Vale ressaltar que também é exigido ser brasileiro nato.

O que esperar do concurso público do Itamaraty?

O anúncio do Ministério das Relações Exteriores não incluiu a publicação do edital. No entanto, a portaria afirma que o concurso público conterá  duas duas provas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os exames serão compostos por questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, geografia, direito e língua espanhola ou língua francesa. As provas possuem caráter eliminatório e classificatório.

O processo seletivo é realizado em todas as capitais do país e do Distrito Federal. Porém, as avaliações biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação ocorrem em Brasília (DF). 

Segundo a portaria do Itamaraty no Diário Oficial da União, as provas serão aplicadas em até dois meses após a divulgação do edital. Porém, a data para a publicação do documento ainda não foi estipulada.

Exit mobile version