Os concurseiros que sonham em se tornar diplomatas devem começar a correr. As inscrições para o concurso público do Ministério das Relações Exteriores começam nesta segunda-feira (15) e vão até 26 de julho, às 18 horas (horário de Brasília).
O processo seletivo do Itamaraty disponibiliza 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, que marca o início da carreira na diplomacia. Os aprovados vão receber um salário inicial de R$ 20,9 mil.
Os interessados devem realizar as inscrições pelo site do Cebraspe, instituição responsável pelo exame. No momento da candidatura, os concurseiros precisam escolher a cidade de aplicação das provas e um idioma adicional para a segunda fase do processo seletivo.
Para participar, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 229. Porém, os participantes cadastrados no CadÚnico ou que sejam doadores de medula óssea poderão pedir isenção do pagamento.
Conhecido por ser um dos exames mais difíceis do país, o concurso público ocorre todos os anos desde 1996, exceto durante a pandemia, quando o certame de 2020 foi transferido para junho de 2021.
Os aprovados no processo seletivo, chamado de Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), são matriculados no curso de formação de diplomacia do Instituto Rio Branco. Ao final da formação, ingressam na carreira como terceiro-secretário.
As exigências e as vagas do concurso público para diplomatas
O Itamaraty exige que os participantes do concurso público tenham formação superior, apesar de não determinar graduação em cursos específicos.
Além disso, os candidatos precisam ter mais de 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e com o Serviço Militar – no caso de participantes do sexo masculino. Vale ressaltar que o Ministério das Relações Exteriores também exige que os futuros diplomatas sejam brasileiros natos.
Das 50 vagas oferecidas, 10 são voltadas para candidatos pretos e 3 para pessoas com deficiência. O edital também prevê convocação adicional de até 75 candidatas do gênero feminino para a segunda fase do processo seletivo.
O Itamaraty promove a iniciativa com o objetivo de promover a proporcionalidade de gênero nos aprovados no concurso público.
Provas e cronograma do processo seletivo do Itamaraty
O concurso público será realizado em duas fases. Na primeira etapa, os candidatos serão submetidos a exames com questões objetivas e de caráter eliminatório.
A prova será composta por 65 questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, direito e economia.
Os participantes vão realizar os exames da primeira fase em dois períodos, que vão ocorrer de manhã e de tarde. O primeiro momento de aplicação da avaliação será iniciado às 9h30 e terá duração de 3 horas, enquanto o segundo será das 15 horas até às 18 horas.
Já a segunda fase conterá certames discursivos de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão compostas por questões de língua portuguesa, língua Inglesa, história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito e um idioma adicional, que poderá ser língua espanhola ou francesa.
Os candidatos terão de 4 a 5 horas para cada um dos exames da segunda fase, que vai ocorrer em quatro dias distintos. As provas serão realizadas nos turnos da manhã e da tarde.
O processo seletivo é realizado em todas as capitais do país e do Distrito Federal. Porém, as avaliações biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação ocorrem em Brasília (DF).
Confira o cronograma do concurso público para diplomatas:
- Inscrições: até 26 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 16 de agosto
- Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 3 de setembro
- Aplicação da prova objetiva da 1ª fase: 15 de setembro
- Resultado da 1ª fase e convocação para a 2ª etapa: 04 de outubro
- Provas escritas da 2ª fase de língua portuguesa e história do Brasil: 12 de outubro
- Provas escritas da 2ª fase de língua inglesa e geografia: 13 de outubro
- Provas escritas da 2ª fase de política internacional e economia: 19 de outubro
- Provas escritas da 2ª fase de língua espanhola ou francesa: 20 de outubro
- Resultado provisório da 2ª fase: 12 de novembro