Os concurseiros que desejam atuar no Ministério da Gestão e ainda não realizaram suas inscrições precisam correr. O prazo para participar do concurso público do órgão encerra nesta quinta-feira (4), às 23h59 (horário de Brasília).
Inicialmente, a data limite para as inscrições estava prevista para 20 de maio. No entanto, o cronograma foi alterado para aumentar a participação dos candidatos.
“Resolvemos alterar a data porque queremos democratizar e permitir que o maior número de candidatos possa participar de todos os concursos do Executivo. Já tinha outros certames marcados para a data anterior”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, em junho.
- CARREIRAS E AFINS: Queremos te ajudar a se dar melhor no mercado de trabalho. Baixe nosso guia gratuito e descubra como você pode impulsionar sua carreira em 2024.
O concurso público disponibiliza 200 vagas, divididas em sete cargos de nível superior, voltados para a área de Tecnologia da Informação. Os novos concursados atuarão por tempo determinado.
O salário inicial das oportunidades é de R$ 8,3 mil. Além da remuneração, os aprovados também receberão auxílio-alimentação.
Para participar do concurso, os candidatos devem pagar taxa de inscrição de R$ 60. No entanto, os participantes que estão cadastrados no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão pedir isenção do pagamento.
Como participar do concurso público?
As vagas do processo seletivo do Ministério da Gestão e Inovação são voltadas para os cargos de analistas nas seguintes áreas:
- Especialista em Análise de Processos de Negócios - 30 vagas;
- Especialista em Ciência de Dados - 35 vagas;
- Especialista em Desenvolvimento de Software - 40 vagas;
- Especialista em Experiência do Usuário (UX) -15 vagas;
- Especialista em Gestão de Projetos - 45 vagas;
De acordo com o edital do concurso público, 20% das vagas estão reservadas para os candidatos pretos e pardos e 5% para pessoas com deficiência.
- Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.
Os concurseiros interessados no processo seletivo do Ministério da Gestão devem realizar as inscrições por meio da seção “Formulário de Inscrição”, no site do Instituto AOCP, instituição responsável pela organização do exame.
Para participar do concurso, é necessário comprovar graduação em ensino superior em qualquer área.
Porém, o Ministério da Gestão exige experiência profissional de cinco anos nos setores de tecnologia da informação e comunicação, ciência de dados, administração pública, comunicação, administração, ciência da informação ou engenharias.
Candidatos que tenham títulos de mestrado e doutorado nas áreas exigidas também podem participar do concurso.
Com a alteração do cronograma, o edital também passou a permitir a participação de profissionais das áreas das ciências sociais e design nas vagas para UX.
Além disso, foram incluídos os setores de estatística e ciências contábeis para os cargos de analistas em ciência de dados.
- Já sabe como se planejar para sua aposentadoria? Acesse os conteúdos exclusivos da jornalista Julia Wiltgen, de forma totalmente gratuita. É só clicar aqui.
Segundo o ministério, os aprovados atuarão no programa Startup GOV.BR, que tem como objetivo apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal.
Os novos servidores vão atuar em Brasília (DF), com jornada de 40h semanais. Porém, há a possibilidade de realizar o trabalho de forma remota através da adesão ao Programa de Gestão e Desempenho de Pessoal.
Segundo o edital, o processo de contratação também poderá ser realizado digitalmente.
Provas e cronograma do processo seletivo Ministério da Gestão
Os inscritos serão submetidos a duas avaliações. Na primeira etapa, os candidatos terão que realizar prova objetiva, com caráter classificatório e eliminatório.
O exame contará com 70 questões, divididas entre as seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Gestão no Setor Público, Governo Digital e Conhecimentos Específicos.
A prova será aplicada em 25 de agosto, nas 26 capitais do país e em Brasília (DF).
- LEIA TAMBÉM: Como negociar aumento de salário, ter produtividade e fazer reuniões mais eficientes? Veja as principais dicas para a sua carreira no guia especial gratuito “Carreiras e afins”
Na segunda etapa, os candidatos passarão pela avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O envio dos documentos comprobatórios é de responsabilidade dos participantes, que devem preencher o Formulário de Cadastro de Títulos, Certificações e Experiência Profissional, disponível no site do Instituto AOCP.
Para os candidatos pretos também será necessário passar por processo de heteroidentificação. Já para pessoas com deficiência, é exigida a realização de perícia médica.
Confira calendário com as principais datas:
- Inscrições: 4 de julho, às 23h59
- Período para pagamento da taxa de inscrição: 5 de julho
- Período para postagem de laudo médico: 5 de julho
- Divulgação do Cartão de Informação do candidato: 19 de agosto
- Aplicação da prova objetiva: 25 de agosto
- Divulgação do gabarito preliminar: 26 de agosto