Site icon Seu Dinheiro

Governo Federal atualiza edital do Enem dos concursos públicos; confira todas as mudanças do CPNU

mulher preenchendo gabarito de concursos públicos

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ganharam novas informações sobre o processo seletivo. O Ministério da Gestão e Inovação divulgou o edital atualizado do Enem dos concursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o adiamento das provas por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, o Governo Federal havia publicado somente as novas datas para a realização dos exames, que vão ocorrer em 18 de agosto.

Agora, os concurseiros podem acessar todas as novas regras do edital. As mudanças incluem a alteração do cronograma, a possibilidade de devolução da taxa de inscrição e as regras da aplicação extraordinária do certame

Além disso, os candidatos do Rio Grande do Sul ganharam a possibilidade de alterar os locais de provas. A possibilidade de mudança vale apenas para os gaúchos, já que a logística aérea ainda não foi normalizada totalmente no estado. 

Segundo a ministra da pasta, Esther Dweck, o novo cronograma demorou para ser divulgado, pois o órgão estava estudando alterações que viabilizassem a realização das provas em caso de novos desastres climáticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os desistentes, o reembolso

Os candidatos do Enem dos concursos públicos que não quiserem mais participar do processo seletivo poderão reaver o valor da taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita a partir desta sexta-feira (5). O prazo vai até este domingo (7).

Para fazer o pedido do reembolso, os concurseiros devem acessar a Área do Candidato, na plataforma do concurso, e informar os dados do banco, agência e conta corrente. A solicitação cancela automaticamente a participação nas provas.

De acordo com o edital, para receber o reembolso, é obrigatório ser o único titular da conta corrente indicada. O valor será depositado na conta do candidato após a data de aplicação do concurso.

O edital original do Concurso Unificado já previa o reembolso da taxa de inscrição. Porém, até então, a solicitação só poderia ser realizada em situações específicas, como em casos de falta de energia e desastres naturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Qualquer candidato, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição, que não puder fazer a prova na data 18 de agosto, que é a nova data, poderá pedir sua inscrição de volta”, disse a ministra Dweck.

Cronograma e locais de prova do Enem dos concursos

Outra mudança anunciada pela ministra da Gestão e Inovação é que os candidatos do Rio Grande do Sul podem alterar a cidade de realização das provas.

Os concurseiros aptos a fazer a mudança são os gaúchos que fariam as provas em outros estados. Além disso, os candidatos que tenham residência em outras regiões do Brasil, mas fariam as avaliações no RS, também poderão solicitar a alteração.

O motivo é que o estado ainda não teve a situação normalizada em diversos municípios e há problemas na logística aérea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os candidatos que se encaixarem na categoria terão até este domingo (7) para fazer o pedido. O MGI apurou que 2.100 candidatos estão nessas situações.

“São 3 dias porque são essenciais para logística, para distribuição das salas e para fazermos as provas em 18 de agosto”, explicou a ministra.

A solicitação de alteração deve ser feita na Área do Candidato, no mesmo site em que a pessoa fez a inscrição.

O edital também apresentou um novo cronograma para o Enem dos concursos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o novo calendário, os cartões de confirmação estarão disponíveis a partir de 7 de agosto, enquanto os cadernos de prova serão divulgados no dia 18, após às 20h.

Já os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 20 de agosto. O resultado do Enem dos concursos públicos será publicado em 21 de novembro. 

Os aprovados serão convocados a partir de janeiro do ano que vem. Confira as principais datas:

Exit mobile version