Não é hora do adeus ao Ibovespa: por que você deve ignorar a má fase da bolsa e focar nestas 10 ações, segundo grandes nomes do mercado
Ainda não é hora de dar adeus ao Ibovespa. Veja aqui como você pode aproveitar onda baixa da bolsa e lucrar.

Se no começo de 2024, o mercado esperava que a Selic chegasse em dezembro a um dígito, hoje nem os mais otimistas conseguem acreditar nisso.
Mudanças no cenário global — principalmente o atraso do início dos cortes de juros nos EUA — foram minguando as expectativas para as tesouradas na taxa básica por aqui.
As questões fiscais também pesaram, com o mercado bem preocupado sobre o rumo dos gastos do governo Lula, que conta com a arrecadação e não corte de gastos para manter a casa em ordem.
E um dos que mais sofreu com as consequências de tudo isso foi o Ibovespa, que cai mais de 4% em um ano que esperavam uma valorização expressiva do índice.
Diante disso, sobra a pergunta: está na hora de abandonar a bolsa? Afinal, com a renda fixa ainda servindo de porto seguro com os solavancos da renda variável e as big techs sugando dinheiro do mundo inteiro com o avanço da IA, é de se esperar que o investidor fique com um pé atrás em relação à B3.
Por isso, o Seu Dinheiro conversou com uma série de especialistas para entender se é hora de dar adeus ao Ibovespa. A resposta? Não é hora da despedida.
Leia Também
Ambev (ABEV3) desbanca gigantes como a ação mais negociada da B3 por um grupo de investidores; descubra qual
O motivo e as 10 ações mais recomendadas por analistas com quem conversamos para comprar em um momento de mega desconto na bolsa você descobre no vídeo logo abaixo, que faz parte do especial Onde Investir no segundo semestre de 2024.
Assim, você recebe alertas sempre que publicarmos:
- Entrevistas exclusivas com grandes gestores e analistas do Brasil;
- Análises de investimento diárias que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu bolso;
- Notícias com potencial de impactar o seu patrimônio.
Ou seja, um ecossistema completo que favorece o seu bolso. Clique aqui e se inscreva no canal do YouTube do Seu Dinheiro.
VEJA TAMBÉM — O adeus de Campos Neto ao BC e o fim do sonho da Selic em um dígito: as perspectivas para renda fixa no segundo semestre – e as recomendações de onde investir
Diante de todo cenário colocado para a bolsa, também gravamos um vídeo com as recomendações de Onde Investir na Renda Fixa, com os cenários e as principais perspectivas para os próximos seis meses do ano.
Tem também recomendações de títulos mais adequados para surfar o cenário. Confira no vídeo logo abaixo e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, basta clicar aqui.
RECOMENDAÇÃO NEUTRA
UBS BB passa a tesoura no preço-alvo de Santander (SANB11) e desiste da recomendação de olho em OPA; o que aconteceu?
24 de agosto de 2026 - 15:22DESTAQUES DA BOLSA
Casamento à vista? Yduqs (YDUQ3) dispara 12% após confirmar conversas com dona da Afya (AFYA) para combinação de negócios
24 de agosto de 2026 - 11:27EM MEIO A UM "VALE DE DESEMPENHO"
Após o ‘maior erro de sua história’, Squadra coloca Meli (MELI34) e Nubank (ROXO34) entre as maiores apostas e vê oportunidades ignoradas pelo mercado
24 de agosto de 2026 - 11:07CARTEIRA SEMANAL
Quer ganhar do Ibovespa? Terra aposta em WEG (WEGE3), MBRF (MBRF3) e mais 3 ações nesta semana
23 de agosto de 2026 - 15:30SOB PRESSÃO
TRXF11 está dando um passo maior que a perna? CEO responde, mas mercado não compra e cota cai mais de 9% nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:33SOBE E DESCE
Ibovespa engata 3ª semana de sangria, e Hapvida (HAPV3) despenca de novo; veja quais ações sobreviveram
22 de agosto de 2026 - 12:11PIOR DO RANKING
Do topo ao poço da América Latina: Ibovespa perde o encanto e entra na lanterna dos gringos
21 de agosto de 2026 - 19:33ADEUS, ESTRANGEIRO
UBS vê exagero no medo dos juros nos EUA, mas alerta: Brasil está entre os mercados mais vulneráveis
21 de agosto de 2026 - 18:31BOTA CASACO, TIRA CASACO
Hapvida (HAPV3) convence ANS e consegue derrubar trava sobre reajustes — mas agência ficará de olho
21 de agosto de 2026 - 18:02AÇÕES PARA COMPRAR AGORA
As melhores oportunidades desde a crise Dilma: após a bolsa perder o equivalente a uma Vale (VALE3), gestor revela onde investir
21 de agosto de 2026 - 17:17Conteúdo BTG Pactual
FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora
21 de agosto de 2026 - 16:00TOUROS E URSOS #284
Até os gênios da Faria Lima desistiram? Por que a crise dos multimercados não é o fim da indústria
20 de agosto de 2026 - 19:02CORRIDA DO OURO
Novo tesouro? Quem é a desconhecida Amapá Minerals, mineradora de ouro que conquistou o BTG Pactual e pode saltar 62%
20 de agosto de 2026 - 18:01PENTE-FINO
Hapvida (HAPV3) ganha novo problema: ANS barra estratégia que coloca 950 mil clientes na mira e ações caem mais de 7%
20 de agosto de 2026 - 17:35DISPARADA NAS ÚLTIMAS HORAS
O que fez o bitcoin disparar 20% e voltar aos US$ 72 mil? Três fatores explicam a arrancada
20 de agosto de 2026 - 10:40CONTEÚDO BTG PACTUAL
Um novo jeito de investir na Amazônia: Conheça o AMAB11, ETF do BTG Pactual
20 de agosto de 2026 - 9:30ANALISTAS RECOMENDAM A COMPRA
Embraer (EMBJ3), Sabesp (SBSP3) e Rede D’Or (RDOR3) têm gatilho em comum para o BTG e a XP; entenda por que investir
19 de agosto de 2026 - 18:12DO PICO AO PISO
A pior semana para a bolsa brasileira em 18 anos: você deve seguir a fuga de R$ 12,6 bilhões dos estrangeiros?
19 de agosto de 2026 - 14:28PECHINCHA OU VALOR?
“Não é agora”: gestor da AlphaKey manda recado sobre Magazine Luiza (MGLU3) e revela o que procura na bolsa
18 de agosto de 2026 - 19:15POR TRÁS DA DISPARADA