Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FIM DE UMA ERA

Fundo Imobiliário pioneiro na B3 deixa de ser negociado na sexta-feira – e vai antecipar dividendos aos cotistas

Fim do BCFF11, que conta com 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11)

Fundos imobiliários, crédito, casa própria, FII
FII pagará dividendo de R$ 0,07 por cota no dia 25 de outubroImagem: iStock

No fim de uma era para um dos fundos imobiliários (FIIs) pioneiros da B3, o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) deixará o pregão da B3 nesta semana. O último dia de negociação do primeiro e maior FOF do mercado acontece nesta sexta-feira (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encerramento do BCFF11, que conta com aproximadamente 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11). Os cotistas aprovaram a operação no mês passado e, na prática, passarão a deter posições no novo fundo.

Os cotistas terão até o dia 12 de novembro de 2024 para informar os custos médios históricos de aquisição das cotas à administradora do fundo, que fará o tratamento tributário.

Fim do BCFF11 e início do BTHF11

No dia 13 de novembro, os cotistas receberão as novas cotas do BTHF11. De acordo com a relação de troca, os investidores receberão 0,80 cota do BTHF11 para cada uma que possuem. As frações passarão por leilão e posterior pagamento em dinheiro.

A negociação das cotas do BTHF11 na B3 está prevista para começar em 18 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dividendos antecipados

Como parte do processo de liquidação, haverá uma distribuição antecipada extraordinária de dividendos aos cotistas do BCFF11. O fundo imobiliário pagará o valor de R$ 0,07 por cota no dia 25 de outubro.

Leia Também

TEMPORADA DE BALANÇOS

Com resultado à altura das expectativas e sinais de que está preparada para a guerra, Cury (CURY3) salta na bolsa

DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL

Grande banco brasileiro entra em índice de emergentes que guia trilhões no mundo. Como isso pode mexer com as ações?

Terão direito a receber os proventos os investidores com posição no FII no dia 18 de outubro. Mas vale lembrar que a distribuição corresponde ao rendimento de competência de outubro -- ou seja, não haverá outra distribuição no mês seguinte. Acesse aqui o fato relevante completo do fundo com os detalhes da operação.

Por que o fundo imobiliário BCFF11 vai acabar

A incorporação do fundo imobiliário BCFF11 pelo BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11) foi uma iniciativa da BTG Pactual Asset, responsável pela gestão de ambos os FIIs.

Desse modo, o hedge fund, que é atualmente negociado no ambiente da Cetip, passará a ter negociações na B3 e o BCFF11 será liquidado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse tipo de operação está se tornando comum na indústria de fundos imobiliários, já que os fundos de fundos (FOFs) como o BCFF11 apresentam desvantagens operacionais em relação aos hedge funds.

Isso porque a classe pode investir não só em outros FIIs como também em títulos de crédito imobiliário, imóveis e até ações do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ações Ibovespa Brasil 12 de maio de 2026 - 19:31
11 de maio de 2026 - 13:20
small caps índice smll bolsa brasileira b3 smal11 9 de maio de 2026 - 12:58
b3 dinheiro bolsa brasileira investimentos ações 8 de maio de 2026 - 14:27
barras de ouro certificados de ouro sorteio empiricus 8 de maio de 2026 - 7:30
Montagem traz um fundo com minério de ferro, uma mão segurando um punhado de minério do lado esquerdo, um gráfico em vermelho e verde na parte inferior e o logo da Vale na parte superior direita. 6 de maio de 2026 - 16:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia