RESUMO DO DIA: A 'Super Sexta' da inflação movimentou os mercados hoje, com divulgação da prévia dos preços em abril no Brasil e a inflação de março nos Estados Unidos.
O Ibovespa fechou em alta de 1,51%, aos 126.526 pontos. Na semana, o principal índice da bolsa brasileira avançou 1,12%.
Já o dólar acelerou as perdas e terminou o dia a R$ 5,11, com queda de 0,91% no mercado à vista. Na semana, a moeda norte-americana recuou 1,60%.
Por aqui, os investidores reagiram à prévia da inflação oficial, o IPCA-15, que desacelerou em abril na comparação com março. Além disso, a tramitação dos projetos de regulamentação da Reforma Tributária ficou no radar.
Lá fora, o destaque do dia foi a inflação dos Estados Unidos. Tanto o dado cheio do PCE como o núcleo do índice — que exclui itens mais voláteis — ficaram dentro do esperado e reafirmaram a expectativa de pelo menos um corte dos juros até o final do ano, com setembro sendo o mês mais provável para isso. O PCE é a medida preferida do Federal Reserve para a inflação.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (26):