RESUMO DO DIA: Na volta do feriado de Páscoa, o sabor das negociações não foi doce. A expectativa era de que a bolsa brasileira iniciasse o mês de abril em tom positivo, com o avanço do minério de ferro na China após novos dados de manufatura divulgados hoje mais cedo — mas não foi isso que aconteceu.
O Ibovespa fechou em queda de 0,87%, aos 126. pontos e acompanhou o tom negativo de Wall Street.
Já o dólar voltou a ganhar força, ampliando os ganhos acima dos R$ 5 e no maior nível desde 30 de outubro de 2023. A moeda norte-americana encerrou o dia a R$ 5,0591 com alta de 0,87% no mercado à vista.
Mas nem por isso a segunda-feira foi amarga para todos. As ações de Hapvida (HAPV3) e IRB Re (IRBR3) disputaram o topo de ganhos do Ibovespa depois que o mercado recebeu bem os resultados trimestrais das empresas — e na corrida pelo pódio, a operadora de saúde levou a melhor.
Lá fora, novos dados da economia norte-americana drenaram o apetite ao risco e jogaram contra o otimismo com a desaceleração da inflação em fevereiro. Entre eles, o índice de atividade industrial dos EUA, que recuou em março, enquanto o mercado esperava alta.
Ao longo da semana, os investidores aguardam a divulgação dados de empregos, entre eles o payroll de março, nos Estados Unidos, dados de inflação na Europa e reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+).
Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (1º):