RESUMO DO DIA: O principal índice da bolsa brasileira terminou em queda nesta sexta-feira (22), de olho no fiscal e em linha com o tom misto do exterior.
Por aqui, o temor com a política fiscal do governo contaminou o desempenho dos negócios após a divulgação do primeiro relatório bimestral de receitas e despesas do ano, que não mostrou um contingenciamento de gastos.
Com isso, o Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,88%, aos 127.027 pontos. Na semana, o principal índice de ações da B3 acumulou leve alta de 0,23%.
Por sua vez, o dólar encerrou a sessão com ganhos de 0,39%, cotado a R$ 4,9986 no mercado à vista. Em sete dias, a moeda norte-americana registrou uma tímida alta de 0,01%.
Por aqui, a Embraer (EMBR3) liderou os ganhos do pregão após analistas do JP Morgan e do Goldman Sachs revisarem para cima as estimativas para as ações.
Já na ponta negativa, a Casas Bahia (BHIA3) puxou as perdas, com uma desvalorização de quase 13%, de olho nas incertezas do mercado com o balanço do quarto trimestre de 2023, que deve ser publicado na próxima segunda-feira (25), após o fechamento dos negócios na B3.
Em Wall Street, os indicadores terminaram o dia sem direção definida, em reação ao silêncio de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), sobre política monetária em evento público na manhã de hoje.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (22):