RESUMO DO DIA: Com apoio das commodities, o principal índice da bolsa brasileira encostou nos 128 mil pontos ao longo do pregão, enquanto os investidores aguardam as decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.
O Ibovespa fechou a sessão com avanço de 0,45%, aos 127.528 pontos. Já o dólar teve leve avanço 0,08%, cotado a R$ 5,0297 no mercado à vista.
O dia foi agitado em Brasília. A pauta fiscal concentrou as negociações entre o governo e o Congresso, com desdobramentos da PEC das Igrejas e compromisso de sessão de vetos da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) após a Páscoa. Além disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que aprovação da regulamentação da reforma tributária "só depende" do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No mercado acionário, os balanços como o do Magazine Luiza (MGLU3) e ajustes antes das decisões do Federal Reserve e do Copom movimentaram o pregão.
Lá fora, o Banco Central do Japão (BoJ, na sigla em inglês) elevou os juros e pôs fim ao ciclo de oito anos de taxas negativas.
Confira o que movimentou os mercados nesta terça-feira (19):