RESUMO DO DIA: A bolsa brasileira teve um fim de sessão morno nesta segunda-feira (18), acompanhando o otimismo generalizado do exterior só nas últimas badaladas dos negócios por aqui.
O Ibovespa terminou o dia em leve alta de 0,17%, aos 126.954 pontos. Por sua vez, o dólar encerrou em alta de 0,56%, cotado a R$ 5,0259 no mercado à vista.
Por aqui, o Magazine Luiza (MGLU3) liderou os ganhos do pregão, impulsionado pela expectativa do mercado com o balanço da varejista no quarto trimestre de 2023, que deve ser publicado após o fechamento dos negócios na B3.
Já na ponta negativa, a MRV (MRVE3) puxou as perdas do índice, pressionada pelo avanço da curva de juros futuros.
Enquanto isso, a Vivara (VIVA3), negociada fora do Ibovespa, foi destaque de queda na sessão após uma verdadeira dança das cadeiras no alto escalão da joalheria. Isso porque o CEO renunciou ao cargo, que voltou a ser ocupado pelo fundador da empresa.
A agenda econômica segue no radar dos investidores, que anseiam pelas decisões de política monetária no exterior, com destaque para os Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve anunciar na próxima quarta-feira (20) os próximos passos dos juros no país — mesmo dia da decisão do Copom.
Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (18):