RESUMO DO DIA: Com os últimos dias marcados pela divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, a bolsa brasileira encerrou a semana em queda de 0,79%.
O resultado ocorreu a despeito do desempenho de hoje: o Ibovespa fechou a sessão em alta de 0,26%, aos 130.987 pontos.
Já o dólar terminou o dia a R$ 4,8575, com baixa de 0,36% no mercado à vista. Na semana, a moeda norte-americana caiu 0,30%.
Por aqui, a agenda foi relativamente mais esvaziada. As atenções ficaram concentradas, mais uma vez, nas movimentações dos mercado acionário internacional, além do foco nos desdobramentos dos conflitos geopolíticos.
A forte valorização do petróleo foi o destaque do dia. Os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram alvos do grupo Houthis, que atua no Iêmen, na noite de ontem. O bombardeio inviabilizou rotas comerciais no Mar Vermelho e trouxe novas preocupações sobre a oferta e transporte da commodity em uma das principais rotas marítimas do mundo.
Nos Estados Unidos, os investidores reagiram ao índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de dezembro, que apontou deflação nos preços de atacado.
O dado ampliou a possibilidade de afrouxamento monetário na maior economia do mundo, mostrando uma tendência de desaceleração econômica que havia sido arrefecida dias antes com o relatório de empregos, o payroll, e o índice de preços ao consumidor (CPI) ainda robustos.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (12):