RESUMO DO DIA: O pregão desta segunda-feira (19) foi marcado pela liquidez reduzida nos mercados globais. Sem Wall Street como apoio, a bolsa brasileira teve uma sessão morna até as últimas horas de negociação.
Afinal, no exterior, o feriado do Dia do Presidente nos Estados Unidos manteve as bolsas de valores norte-americanas fechadas. Na Europa, os negócios terminaram o dia sem sinal único, em uma realização de lucros após ganhos recentes dos mercados.
Com uma agenda de indicadores esvaziada, os investidores brasileiros acompanharam a publicação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB oficial. O indicador avançou 2,45% em 2023, de acordo com o Banco Central.
O número veio acima do esperado pelos analistas do Broadcast, que projetavam uma alta de 2,30% para o período, na mediana das expectativas.
Já o Boletim Focus, que comumente é publicado às segundas-feiras, será divulgado apenas na quinta-feira (22) em virtude da greve dos funcionários do Banco Central.
E por falar no cenário local, o destaque positivo do dia ficou com a Locaweb (LWSA3), que liderou os ganhos do Ibovespa perto do fim do pregão. O setor financeiro também apoiou a bolsa brasileira hoje, assim como a Petrobras (PETR4).
Já no campo vermelho, o desempenho negativo da Vale (VALE3) e de ações ligadas a commodities metálicas limitaram os ganhos na sessão.
Com isso, o Ibovespa terminou o pregão nas máximas do dia, em alta de 0,24%, a 129.035 pontos. Por sua vez, o dólar encerrou em queda de 0,11%, negociado a R$ 4,9618 no mercado à vista.
Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (19):