A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em relação ao começo do mandato e chegou ao menor índice apurado pelo instituto de pesquisa PoderData.
A avaliação positiva recuou seis pontos percentuais em relação a janeiro, de 52% para 46% na leitura atual. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 deste mês.
Enquanto isso, a taxa de desaprovação ao governo petista subiu cinco pontos, de 39% para 44%, segundo o PoderData.
Outros 10% dos entrevistados disseram que não sabem como avaliam a gestão de Lula.
Este é o quinto levantamento do instituto desde o início deste ano. Desta vez, foram feitas 2,5 mil entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da federação. De acordo com o PoderData, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos, com intervalo de confiança de 95%.
Quando comparada ao resultados do último levantamento de setembro, a aprovação de Lula caiu 2%, dentro da margem de erro. No mesmo período, a desaprovação também oscilou 1% para baixo.
O levantamento levou em consideração a proporção entre idade, sexo, renda, escolaridade e localização geográfica.
- Quer começar a investir em 2024, mas não sabe por onde começar? Veja o guia completo do Seu Dinheiro e descubra as recomendações dos analistas mais gabaritados do mercado. É só clicar aqui.
Lula ou Bolsonaro?
Apesar da queda da aprovação do petista, a pesquisa revelou que cerca de 49% dos eleitores considera o governo Lula “melhor” que o do seu antecessor, Jair Bolsonaro. O percentual oscilou 1% em relação à leitura de setembro.
Por sua vez, aproximadamente 38% consideram o governo atual “pior” que o anterior, um recuo de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
Vale destacar que essa é a primeira vez em que o percentual recua desde que a pergunta começou a ser feita pelo PoderData, em abril de 2023.
- Leia também: Rejeição a Lula aumenta ainda mais na Faria Lima e agora só 9% do mercado tem avaliação positiva do governo
Quem apoia o governo de Lula
De acordo com os dados do levantamento, o presidente Lula perdeu apoio entre grupos que garantiram a vantagem do petista nas eleições de 2022 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O índice de aprovação do governo de esquerda caiu entre as mulheres e os mais pobres, aqueles que recebem até dois salários mínimos e os que estão desempregados.
O presidente Lula tem a maior aprovação entre os jovens entre 16 e 24 anos, com 55%. Já cerca de 56% dos entrevistados mais velhos, com 60 anos ou mais, avaliam o governo como positivo.
Enquanto isso, a menor aprovação está entre os adultos entre 25 e 44 anos.
*Com informações de Estadão Conteúdo