Empossado neste domingo (1) como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) disse que o povo brasileiro se posicionou em favor da democracia na eleição do ano passado, referindo-se à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Nessas últimas eleições, o povo brasileiro emitiu um claro posicionamento em favor da democracia e da recomposição da moldura constitucional. A inversão de valores, o desrespeito e a intolerância, levada às últimas consequências nos últimos quatro anos, não cabem mais na nossa sociedade", disse Jerônimo, em seu discurso de posse.
"Basta olhar o que aconteceu nas eleições de 2022. Não adiantou viralizar fake news nas redes sociais, nem engendrar operações escusas que tentaram até atrasar e impedir a chegada dos eleitores às suas seções", acrescentou o novo governador da Bahia.
Ele afirmou também que o palanque eleitoral acabou e que é preciso um Brasil unido e sem ódio. "O Brasil é um só".
Jerônimo Rodrigues: virada na disputa pela Bahia
No início da corrida eleitoral na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) despontava como grande favorito para a vitória, registrando vantagem ampla em relação aos demais competidores. Mas, ainda no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues ganhou terreno e chegou à liderança.
No segundo turno, o petista obteve 52,79% dos votos válidos, enquanto ACM Neto ficou com 47,21%. Essa foi a primeira eleição de Rodrigues sob a bênção do também petista Rui Costa, ex-governador do Estado e recém-nomeado como ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula.
Na cerimônia de posse de Jerônimo Rodrigues como novo governador da Bahia, o hino nacional foi cantado por uma representante dos povos originários do estado. Assim, algumas palavras eram proferidas em português, outras em um dialeto.
Jerônimo é o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil. Ele e Rui Costa seguirão para Brasília no final da manhã para acompanhar a posse do presidente Lula.
*Com Estadão Conteúdo