🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo empiricus

Como investe Felipe Miranda, fundador do Grupo Empiricus? Saiba onde ele está colocando o dinheiro dele e de seus filhos agora

Felipe Miranda é fundador do Grupo Empiricus e estrategista-chefe da maior casa de análise financeira independente do país

Leticia Camargo
Leticia Camargo
29 de outubro de 2023
8:00 - atualizado às 9:41
Felipe Miranda, fundador e estrategista-chefe da Empiricus
Felipe Miranda, fundador e estrategista-chefe da Empiricus - Imagem: Victor Pontes/Empiricus

Felipe Miranda. Não importa se você está há muito tempo no mercado ou se começou agora, é provável que já tenha ouvido falar deste nome. Além de fundador do Grupo Empiricus, ele também é estrategista-chefe da casa e responsável pela tese “O Fim do Brasil”, que ganhou notoriedade a partir de 2014.

Mas o que pouca gente sabe é como um dos maiores analistas do país investe o seu próprio dinheiro. Será que é em imóveis? Será que diversifica ou concentra? Qual o percentual de renda fixa e variável?

Em uma entrevista recente com Thiago Salomão, CEO e fundador do Market Makers, famoso canal de finanças e investimentos, Miranda respondeu essas e outras perguntas sobre como estão distribuídos os seus investimentos atualmente.

A seguir, você confere os melhores momentos dessa conversa e, ainda, como poder fazer o mesmo que Miranda e criar a sua própria fonte de renda passiva.

Onde está o dinheiro de Felipe Miranda agora?

Por ter começado na Empiricus ainda muito novo, com apenas 24 anos, Miranda afirma que tem uma trajetória toda ligada à história de sua própria empresa. “Tivemos sorte de fundar essa indústria de research independente no Brasil”, recorda.

Essa ligação está, inclusive, no modo como o fundador da casa faz seus investimentos hoje em dia. Ele destaca que, por conta disso, existe um excesso em sua carteira, e cita dois motivos para isso.

“Primeiro porque eu sou um equity guy. Por ter sido um cara que investiu em ações inicialmente, tenho uma natureza muito inclinada ao mercado de ações. As pessoas devem respeitar as suas paixões, a minha é essa”, afirma.

Em segundo lugar, ele explica que o deal (negócio) que fez com o BTG Pactual, banco que adquiriu o Grupo Empiricus em 2021, constituído pelas empresas Empiricus Research, Empiricus Investimentos, Seu Dinheiro, Money Times e Market Makers, ocorreu em grande parte com ações do próprio banco (BPAC11).

“O acordo foi sem low cap, então poderia tê-las vendido. Mas eu acredito no banco, sou apaixonado pelo banco, por isso escolhemos vender para eles. O BTG é o grande vencedor desse processo de financial deepening e está barato, então não é que eu estou rasgando dinheiro. Eu me sinto traindo o banco, traindo a mim mesmo vendendo, então tenho uma boa parcela em BPAC11”, explica. 

Mas, Miranda afirma que, tirando essas suas “grandes bobagens”, ele acredita que tem um portfólio ortodóxo. Dito isso, ele destaca que tem uma posição importante em imóveis, com cerca de 20% do seu patrimônio alocado nesta classe. 

Agora, falando de investimentos propriamente ditos, Miranda afirma que há uma parte relevante do seu patrimônio em previdência. “Temos vantagens tributárias muito importantes e ótimos veículos de previdência, todos eles na Empiricus Investimentos. Tenho o compromisso ético e moral de ter toda a grana aqui [na Empiricus]”, explica.

Além disso, o fundador também tem posição em alguns fundos de investimento já que, por questões de compliance, os funcionários da casa não podem comprar ações diretamente. 

“A posição de BPAC11 eu tenho diretamente porque foi herdada do deal. O restante são todos fundos da Empiricus Investimentos, muitos deles aqui no Brasil, em previdência e ações lá na Carteira Universa, que é aquela que replica nossas ideias, por um compromisso moral”. 

Entre os fundos, Miranda destaca quatro em que tem posições relevantes:

  1. O FoF Melhores Fundos, que dá uma diversificação em ativos domésticos;
  2. O Microcap Alert, para pegar a história das small caps no Brasil;
  3. O fundo do Market Makers;
  4. E uma posição grande lá fora, através do Melhores Fundos Global e do fundo do investidor americano Ray Dalio.

Ainda sobre fundos, ele comenta ter alguns investimentos alternativos, que representam  pouco do seu patrimônio, mas são teses em que acredita: “o fundo de Cannabis, por exemplo, eu acredito nessa tese, e o fundo de Carbono, que também é uma tese interessante”.

Além disso, Miranda destaca a importância da renda fixa no seu portfólio. “As minhas posições em previdência são o FoF Conservador, que basicamente é só renda fixa, e também tenho uma posição grande em CDI e uma posição grande em B50 [NTN-B com vencimento em 2050]”, explica.

Como ele investe para os filhos?

Em seguida, Miranda contou sobre os investimentos que tem feito para os filhos. “Como me preocupo muito mais com eles do que comigo, acho que com eles consigo ser um pouco mais racional”, brincou.

Na visão do fundador do Grupo Empiricus, seus filhos têm uma alocação simples, mas muito bem feita. “Eles têm basicamente os fundos de previdência da Empiricus Investimentos, mas de uma forma diversificada. Lá tem o FoF Super Previdência, o FoF Arrojado, o Carteira Universa Previdência e uma posição grande em B50 para os três”, explica.

Por admitir não conseguir ver o horizonte de uma empresa para os próximos 10 anos, sobretudo no Brasil, Miranda acredita não fazer sentido replicar a sua carteira de investimentos para seus filhos.

“Não dá para ter uma concentração muito grande em algo de longo prazo. Então, acho que é basicamente isso e eu acho a forma correta de se fazer. Não faz sentido replicar a minha carteira de investimentos para eles”, diz.

Miranda acredita que tem feito um bom trabalho nesse sentido, tanto investindo para si mesmo quanto para seus filhos. Por isso, afirmou que deseja ensinar mais pessoas a poderem fazer o mesmo.

VEJA COMO BUSCAR A SUA PRIMEIRA FONTE DE RENDA PASSIVA INVESTINDO

Como buscar uma fonte de renda passiva para o seu ‘eu do futuro’? Felipe Miranda ensina

Para Miranda, viver de salário é algo inviável, e depender da previdência social também não é uma opção. “Se apropriar de dividendos, proventos de fundos imobiliários, de estar mais variada a gama de extração de renda sem estar vendendo o seu patrimônio é o caminho”, diz.

Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais o Grupo Empiricus foi fundado: para levar informação de qualidade à pessoa física e ajudá-la a buscar uma fonte de geração de renda com investimentos, para não depender só do salário ou da previdência social.

Pensando em tudo isso, Miranda se propôs a lançar o “Projeto Renda”. Essa é a sua mais nova empreitada, na qual pretende ajudar brasileiros a formarem sua primeira fonte de renda passiva começando do zero.

Não importa se você tem pouco ou nenhum conhecimento em finanças. Felipe Miranda está disposto a pegar na sua mão e te ensinar como começar a formar a sua própria fonte de renda passiva.

“Vemos que há um interesse muito grande das pessoas, e que tem muita gente falando de renda e de dividendos sem nem ter ganhado dinheiro de verdade com isso. Assim, nós decidimos levar para as pessoas, com toda a profundidade da análise da Empiricus, conhecimento para quem está interessado em ter uma outra fonte de renda e fazer o dinheiro trabalhar para si”.

Portanto, se esse tipo de oportunidade faz sentido para você, preste atenção. No dia 13 de novembro, às 8h, Felipe Miranda vai apresentar esse novo projeto a todos os interessados.

Em uma transmissão online e totalmente gratuita, ele vai apresentar o “Projeto Renda” e o que fazer para poder participar. Portanto, se você quiser garantir a sua vaga na transmissão, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão abaixo e fazer o seu cadastro gratuito.

Você não perde nada por se inscrever e ouvir o que Felipe tem a dizer, e pode ganhar muito com todas as informações que irá encontrar:

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Evento na bolsa marcado para maio pode gerar ganhos de até 6x; entenda

29 de abril de 2024 - 8:00

Divulgação de balanços gera oportunidade de especular com opções – saiba como aproveitar a oportunidade

Conteúdo Empiricus

Ação com ‘lucro em dobro’ e fundo imobiliário com dividendos de até 13%: estes dois ativos podem ajudar a buscar renda média mensal de R$ 2 mil

28 de abril de 2024 - 16:00

Analista recomenda investir em uma ação que está em “oportunidade clara de compra” e um FII que já entregou 316% de valorização do Ifix nos últimos 12 meses – veja quais são

Conteúdo Empiricus

Real é a moeda que mais se desvalorizou em abril; veja por quê e como se proteger

28 de abril de 2024 - 10:00

Empiricus Research libera curso gratuito que ensina o passo a passo para proteger os seus investimentos da desvalorização da moeda brasileira

Conteúdo Empiricus

Ele ‘namorou’ a Petrobras mas preferiu não se arriscar – agora o jogo muda?

27 de abril de 2024 - 14:00

Empresa toma decisão de distribuir parte dos dividendos extraordinários e agrada mercado

Conteúdo Empiricus

‘Para ser rico é preciso ter pelo menos 6 fontes de renda. Eu estou te dando 11’: saiba como acessar estratégia para busca viver de renda passiva

27 de abril de 2024 - 12:00

A estratégia de investimentos conta com três metas de curto, médio e longo prazo e é possível começar com pouco dinheiro; saiba mais

Conteúdo Empiricus

Empiricus Educação lança curso gratuito sobre investimento em ouro e dólar

27 de abril de 2024 - 10:00

Principal objetivo é mostrar a investidores alternativas simples para proteger o patrimônio com poucos cliques

Conteúdo Empiricus

MP de Lula prejudicou Auren (AURE3), Engie (EGIE3) e Eletrobras (ELET3)? Saiba se ainda vale a pena investir no setor elétrico

26 de abril de 2024 - 16:00

MP 1.212/2024 prorroga por três anos subsídios para que projetos renováveis tenham desconto nas tarifas de transmissão, o que, segundo analista, traz desequilíbrio para o setor elétrico

Conteúdo Empiricus

Ibovespa ainda tem esperança: na contramão do pessimismo do mercado, gestor diz que índice pode chegar a 170 mil pontos – veja outras ‘previsões’

26 de abril de 2024 - 10:00

Gestor diz o que esperar para o Ibovespa, Bitcoin, ações americanas, preço do petróleo, taxas de juros e mais; veja como ‘calibrar’ seus investimentos para os próximos meses

Conteúdo Empiricus

Seu primeiro FII para viver de renda: por que este fundo imobiliário é fundamental para buscar renda passiva

26 de abril de 2024 - 8:00

Ativo está em lista de fonte de renda tradicional, mas plano completo com meta de R$ 10 mil mensais no longo prazo conta com 11 produtos distintos

Conteúdo Empiricus

Enquanto Petrobras (PETR4) libera dividendos ‘travados’, junior oils chamam atenção de investidores; o que vale mais a pena?

25 de abril de 2024 - 16:00

Dividendos extraordinários estão retidos desde março; confira outras opções para investir agora

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar