Site icon Seu Dinheiro

Putin usa dublê? O que é verdade na história do uso de sócias pelo presidente da Rússia

Vladimir Putin vestindo terno azul marinho e camisa branca, em frente a um púlpito com dois microfones na frente

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vira e mexe surge o rumor de que Vladimir Putin tem sérios problemas de saúde — nunca confirmados oficialmente. Depois da invasão da Ucrânia também são recorrentes as notícias de que ele evita aparecer em público por questões de segurança. Agora, especulações indicam que o presidente da Rússia usa dublês para substituí-lo em compromissos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa teoria ganhou força depois que uma reportagem contou que Putin havia sofrido um grave problema de saúde no domingo (22). A matéria não tem fontes, surgiu no Telegram e logo se espalhou nos meios de comunicação ocidentais. 

O Kremlin riu da história. Nesta terça-feira (23), o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que o presidente da Rússia está bem e que a história não passa de uma farsa. 

“Essa é mais uma notícia que pertence à categoria de boatos, informações absurdas que toda uma série de meios de comunicação discute com tenacidade invejável — o que nos provoca risos”, disse Peskov.

Chamando de “mais uma mentira”, Peskov disse que na verdade, Putin sempre foi e é muito ativo. "Dificilmente conseguimos acompanhá-lo – aqueles que trabalham com ele. Sua energia é invejável e só podemos desejar ser tão saudáveis quanto ele", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa não é a primeira vez...

Não é a primeira vez que o Kremlin rejeita tais rumores, que normalmente voltam à tona quando Putin é retratado com uma aparência diferente ou não usar relógio, por exemplo.

Em abril, Peskov rejeitou as alegações do uso de dublês de corpo. “Provavelmente já ouviram que ele [Putin] tem muitos sósias que trabalham enquanto ele está sentado em um bunker”, disse o porta-voz na ocasião.

O próprio Putin negou o uso de dublês, mas disse em uma entrevista em 2020 à agência de notícias russa Tass que lhe foi oferecida a oportunidade de usar um por razões de segurança, durante a segunda guerra da Rússia contra a Chechênia no início dos anos 2000. 

“Recusei-me a ter dublês. Foi durante o momento mais difícil da luta contra o terrorismo”, disse Putin na ocasião, sem dar mais detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como investir em BDRs? Veja a melhor forma de se expor ao dólar com ações internacionais

A imagem de Putin na Rússia

Putin construiu grande parte da sua liderança com base na imagem de um cara durão — ele chegou a ser fotografado sem camisa quando andava a cavalo durante viagens de pesca e caça. O presidente russo também já foi campeão de judô e se gaba disso. 

Ele é considerado cauteloso com a saúde. Um exemplo recente foi a pandemia de covid-19, quando adotou medidas extremamente rigorosas para limitar sua exposição à doença.

A guerra na Ucrânia, no entanto, colocou a imagem de Putin em xeque. Na ocasião da invasão, ele prometeu uma ação rápida para controlar o território ucraniano. Isso não só não aconteceu — em fevereiro de 2024, o conflito completa dois anos — como as forças russas sofreram inúmeros reveses no front de batalha. 

Ainda assim, aos 71 anos, espera-se que Putin concorra novamente à presidência em 2024, após alterações na constituição da Rússia que tornaram a reeleição no caso dele, possível — embora ele não tenha confirmado ainda. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da CNBC

Exit mobile version