O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A teoria voltou a ganhar força depois que uma reportagem indicou que o líder russo teria passado mal no último domingo; o próprio Putin confirma que o uso de sócias já foi oferecido a ele
Vira e mexe surge o rumor de que Vladimir Putin tem sérios problemas de saúde — nunca confirmados oficialmente. Depois da invasão da Ucrânia também são recorrentes as notícias de que ele evita aparecer em público por questões de segurança. Agora, especulações indicam que o presidente da Rússia usa dublês para substituí-lo em compromissos.
Essa teoria ganhou força depois que uma reportagem contou que Putin havia sofrido um grave problema de saúde no domingo (22). A matéria não tem fontes, surgiu no Telegram e logo se espalhou nos meios de comunicação ocidentais.
O Kremlin riu da história. Nesta terça-feira (23), o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que o presidente da Rússia está bem e que a história não passa de uma farsa.
“Essa é mais uma notícia que pertence à categoria de boatos, informações absurdas que toda uma série de meios de comunicação discute com tenacidade invejável — o que nos provoca risos”, disse Peskov.
Chamando de “mais uma mentira”, Peskov disse que na verdade, Putin sempre foi e é muito ativo. "Dificilmente conseguimos acompanhá-lo – aqueles que trabalham com ele. Sua energia é invejável e só podemos desejar ser tão saudáveis quanto ele", afirmou.
Não é a primeira vez que o Kremlin rejeita tais rumores, que normalmente voltam à tona quando Putin é retratado com uma aparência diferente ou não usar relógio, por exemplo.
Leia Também
Em abril, Peskov rejeitou as alegações do uso de dublês de corpo. “Provavelmente já ouviram que ele [Putin] tem muitos sósias que trabalham enquanto ele está sentado em um bunker”, disse o porta-voz na ocasião.
O próprio Putin negou o uso de dublês, mas disse em uma entrevista em 2020 à agência de notícias russa Tass que lhe foi oferecida a oportunidade de usar um por razões de segurança, durante a segunda guerra da Rússia contra a Chechênia no início dos anos 2000.
“Recusei-me a ter dublês. Foi durante o momento mais difícil da luta contra o terrorismo”, disse Putin na ocasião, sem dar mais detalhes.
Putin construiu grande parte da sua liderança com base na imagem de um cara durão — ele chegou a ser fotografado sem camisa quando andava a cavalo durante viagens de pesca e caça. O presidente russo também já foi campeão de judô e se gaba disso.
Ele é considerado cauteloso com a saúde. Um exemplo recente foi a pandemia de covid-19, quando adotou medidas extremamente rigorosas para limitar sua exposição à doença.
A guerra na Ucrânia, no entanto, colocou a imagem de Putin em xeque. Na ocasião da invasão, ele prometeu uma ação rápida para controlar o território ucraniano. Isso não só não aconteceu — em fevereiro de 2024, o conflito completa dois anos — como as forças russas sofreram inúmeros reveses no front de batalha.
Ainda assim, aos 71 anos, espera-se que Putin concorra novamente à presidência em 2024, após alterações na constituição da Rússia que tornaram a reeleição no caso dele, possível — embora ele não tenha confirmado ainda.
*Com informações da CNBC
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda
Apesar do desempenho estelar, a fabricante de chips ainda tem riscos à frente; entenda o que mexe com a ação da empresa
Motivo pelo qual o ouro se concentra em certas regiões do mundo e não em outras é considerado um mistério de longa data pelos cientistas, mas uma parte dessa resposta parece ter sido encontrada
Apesar de não chegarem a um acordo, o encontro foi o mais alto nível de interação presencial entre representantes do Irã e dos Estados Unidos
O investidor que previu a crise de 2008 não se intimidou com o apoio do republicano à empresa de software, e reafirma que a queridinha da IA vale menos da metade do preço de tela
Nem o céu foi limite para um norte-americano se tornar um multimilionário ao vender lotes de terreno na Lua
Disparada do petróleo após fechamento do Estreito de Ormuz pode dobrar arrecadação com imposto sobre produção
Apesar das incertezas com relação à evolução do conflito no Oriente Médio e à consequente sombra sobre a trajetória da inflação e dos juros no mundo, os investidores têm um caminho claro a seguir
Após ultimato e ameaça a infraestrutura iraniana, presidente dos EUA recua e abre janela de negociação mediada pelo Paquistão
O investidor estrangeiro está comprando a B3, mas não tudo, segundo o Itaú BBA; saiba por que os gringos já injetaram R$ 29,7 bilhões em ETFs brasileiros neste ano
Japão e a Coreia do Sul sofrem; Pequim respira com um alívio que mistura estratégia de longo prazo e uma ajudinha do combustível fóssil mais tradicional de todos
Jamie Dimon fala dos efeitos das guerras, da inteligência artificial e das regras bancárias na aguardada carta anual aos acionistas
Pix já funciona de maneira limitada em algumas localidades estrangeiras, mas Banco Central prepara internacionalização mais abrangente da ferramenta que tira o sono de Donald Trump
O anúncio ocorre após Trump fazer mais um ultimato ao Irã, sob a ameaça de destruir usinas de eletricidade e pontes do país persa
Os ataques ocorreram cinco semanas após os primeiros bombardeios dos Estados Unidos e de Israel no Irã
Comum a cristãos, judeus e a outras culturas, a Páscoa ganha tradições e adaptações muito diferentes ao redor do mundo