Site icon Seu Dinheiro

Putin sitiado: o país europeu que vai fechar todas as fronteiras e deixar a Rússia encurralada

Vladimir Putin vestindo terno azul marinho e camisa branca, em frente a um púlpito com dois microfones na frente

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Os EUA e os seus aliados tentaram encurralar Vladimir Putin impondo uma série de sanções a Moscou — a ideia era isolar o presidente russo financeiramente e minar sua máquina de guerra na Ucrânia. Agora, quase dois anos depois da invasão, a Rússia pode ficar fisicamente encurralada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Finlândia anunciou nesta terça-feira (28) que deve fechar toda a sua fronteira com a Rússia esta semana até 13 de dezembro.

Vale lembrar que a invasão da Ucrânia aconteceu por conta do desejo de Kiev de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — a mesma aliança da qual a Finlândia não fazia parte e que manifestou interesse em ser membro depois da guerra de Putin. Entenda melhor essa história que o Seu Dinheiro contou em março deste ano

Por que as fronteiras com a Rússia serão fechadas?

Na semana passada, a Finlândia fechou todas as passagens de fronteira com a Rússia, exceto uma, com o objetivo de impedir o afluxo de requerentes de asilo vindos do país. 

O governo finlandês sugeriu repetidamente que os refugiados foram guiados até à fronteira pelas autoridades russas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 1.000 estrangeiros entraram na Finlândia desde agosto, e a maioria deles procurou asilo no país, de acordo com o governo. 

“A Rússia não só tem permitido a passagem de imigrantes ou cidadãos de países terceiros sem documentação válida, através da fronteira com a Finlândia, mas também tem mobilizado pessoas para aceder à Finlândia e à União Europeia através dessa rota”, disse a ministra finlandesa dos Negócios Estrangeiros, Elina Valtonen.

TOUROS E URSOS - MAGAZINE LUIZA (MGLU3) E CASAS BAHIA (BHIA3): O QUE REALMENTE DEU ERRADO?

O problema da fronteira fechada

O fechamento da total da fronteira acontece em um momento no qual o sul da Ucrânia e a Rússia continuam a ser atingidos pelo mau tempo, com enormes tempestades de inverno que provocam cortes generalizados de energia, desabastecimento de água, inundações em massa, caos no trânsito e destruição. 

No entanto, os combates intensos continuam ao longo da linha da frente na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve uma série de mortes e feridos como resultado de um aumento no clima severo nos últimos dias, com tempestades de neve e ventos fortes atingindo particularmente as regiões do sul da Ucrânia, bem como a Crimeia e o sul da Rússia – especialmente o litoral do Mar Negro.

*Com informações da CNBC

Exit mobile version