🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
O VENCEDOR ABSOLUTO

Oscar 2023: Filme favorito já levou 21 troféus até agora; confira o balanço da temporada de premiações do cinema

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” dominou as mais diversas premiações de Hollywood deste ano e deve ser protagonista na 95ª edição do Oscar

Camille Lima
Camille Lima
11 de março de 2023
9:18 - atualizado às 13:57
Filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, indicado ao Oscar 2023
Cena do filme "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" - Imagem: Divulgação

O timer já está ajustado para contagem regressiva para o Oscar 2023. Com a premiação mais importante do cinema norte-americano marcada para acontecer às 21h deste domingo (12), as atenções majoritariamente se voltam para um tema: quantas estatuetas Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo irá levar para casa? 

Nas principais bolsas de apostas, o longa-metragem aparece como o favorito dos palpiteiros e é considerado o mais provável de garantir as estatuetas de ouro no fim de semana. 

Toda a confiança na vitória derradeira do filme estrelado por Michelle Yeoh no Oscar 2023 foi renovada nas últimas semanas. 

Isso porque o longa dominou as vitórias na temporada de premiações de cinema, que funciona como um termômetro para o evento mais aguardado de Hollywood.

De janeiro para cá, o filme conquistou 21 troféus nas mais diversas premiações. Assim, desbancou blockbusters como Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água.

Nem mesmo os filmes de “queridinhos” da indústria, como Steven Spielberg, que concorre no Oscar 2023 com Os Fabelmans, foram páreo para a produção dos diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Depois de garantir alguns dos principais prêmios da temporada, a expectativa é de que Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo também seja um dos protagonistas da 95ª edição do Oscar. Afinal, a produção concorre a 11 categorias e inclusive disputa a estatueta de Melhor Filme.

Termômetro do Oscar 2023

O favorito ao Oscar não começou tão bem a temporada de premiações de cinema. Em janeiro, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu seis indicações ao Globo de Ouro, mas só venceu na categoria “Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia”, com Michelle Yeoh.

Quem acabou levando o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em musical ou comédia foi Os Banshees de Inisherin.

Enquanto isso, apesar de ser nomeado a duas categorias, Avatar 2o campeão das bilheterias — deixou o evento sem levar qualquer troféu para casa.

Mas a redenção de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo aconteceu ainda em janeiro, no Critics Choice Awards. O filme recebeu 14 indicações e foi vitorioso em cinco categorias — incluindo a de Melhor Filme. Por sua vez, a continuação de Avatar concorreu a seis categorias e venceu apenas a indicação a “Melhores Efeitos Visuais”.

Prêmio dos sindicatos

Em fevereiro, o prêmio do sindicato dos diretores, o DGA Awards, elegeu Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo como a Melhor Direção.

No BAFTA Awards (British Academy Film Awards, em inglês), premiação realizada em Londres, o filme protagonizado por Michelle Yeoh recebeu 10 indicações, mas venceu apenas em Melhor Edição.

Na categoria principal, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo acabou perdendo para Nada de Novo no Front, o que acabou ameaçando o favoritismo do filme por algumas semanas.

Mas o longa sobre o multiverso retomou a posição ao se sagrar o grande vencedor da edição de 2023 do PGA Awards, a premiação do sindicato dos produtores. O filme recebeu o “Prêmio Darryl F. Zanuck de Melhor Filme”.

Por sua vez, no SAG Awards (prêmio do sindicato dos atores), Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo bateu um recorde histórico na premiação, com vitória nas categorias de Melhor elenco, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. O prêmio de Melhor Ator em Filme ficou com Brendan Fraser, pela atuação em A Baleia.

Já o sindicato dos roteiristas concedeu a Daniel Kwan e a Daniel Scheinert o prêmio de Melhor Roteiro Original no WGA Awards, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Oscar 2023, mas do Cinema Independente

Na 38ª edição do “Oscar do cinema independente”, o Independent Spirit Awards, o filme estrelado por Michelle Yeoh levou sete prêmios para casa. 

A produção venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Performance de Protagonista (Michelle Yeoh), Melhor Performance Revelação (Stephanie Hsu), Melhor Performance de Coadjuvante (Ke Huy Quan) e Melhor Edição. 

Veja os vencedores de Melhor Filme nas principais premiações de cinema da Temporada 2023:

  • Globo de Ouro: Os Fabelmans, em Melhor Filme (Drama), e Os Banshees de Inisherin, na categoria Melhor Filme (Musical ou Comédia);
  • Critics Choice Awards: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo;
  • DGA Awards: Daniel Kwan e Daniel Scheinert, na categoria Melhor Direção em Filme, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo;
  • BAFTA Awards: Nada de Novo no Front;
  • PGA Awards: Tudo em o Lugar Ao Mesmo Tempo, no Prêmio Darryl F. Zanuck de Melhor Filme;
  • Independent Spirit Awards: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
  • WGA Awards: Daniel Kwan & Daniel Scheinert, na categoria Melhor Roteiro Original, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo; e Sarah Polley, no prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, por Entre Mulheres.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies