🔴 QUAIS CRIPTOMOEDAS PODEM SE DESTACAR AGORA? – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Carregando as baterias

Na corrida contra a China, EUA se alia à Arábia Saudita na busca de metais para produzir veículos elétricos

Sauditas pretendem investir US$ 15 bilhões em mineradoras africanas que explorem lítio e cobalto, usados em baterias de veículos elétricos

Veículo elétrico é abastecido
Veículo elétrico é abastecido. - Imagem: Mike Bird/Pexels

Os Estados Unidos negociam com a Arábia Saudita a aquisição de metais necessários para a transição energética de ambos os países, o que inclui a fabricação de veículos elétricos, disseram fontes a par do assunto à agência de notícias Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sauditas pretendem investir US$ 15 bilhões para adquirir participações em mineradoras africanas que explorem metais como cobalto e lítio em países como República Democrática do Congo, Guiné e Namíbia. Os americanos teriam, então, direito de comprar parte da produção dessas empresas.

Os detalhes do acordo ainda estão em discussão, mas se sair do papel, a parceria daria impulso aos EUA na disputa contra a China na produção de veículos elétricos.

Metais como cobalto e lítio são muito utilizados para a fabricação das baterias recarregáveis desses veículos e também daquelas usadas em computadores portáteis e smartphones.

A Casa Branca procura o apoio financeiro de outros fundos soberanos da região, mas as negociações com os sauditas foram as que mais progrediram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China domina cadeia de fornecimento de veículos elétricos

Atualmente os chineses dominam a cadeia de fornecimento de veículos elétricos, refinando três quartos do fornecimento mundial de cobalto e produzindo cerca de 70% das baterias de lítio do mundo, o que levanta preocupações de países ocidentais quanto à sua dependência de Pequim.

Leia Também

RETORNO INCERTO?

Cassino da inteligência artificial? O alerta do presidente da Broadcom que fez tremer as ações de chips

HUB PARA CASA

E agora, Elon Musk? O lançamento da Apple que faz a ação subir para a terceira maior alta em Nova York

Tal posição da China foi atingida justamente pela compra da produção em países africanos, como o Congo. A principal vantagem do Gigante Asiático tem sido a disposição das suas empresas em superar as ofertas de outras a empresas, e a Arábia Saudita está disposta a fazer o mesmo.

*Com informações do Broadcast e da Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
prêmio nobel 10 de outubro de 2026 - 7:48

UM RISCO NEM TÃO ADMINISTRADO ASSIM

O Nobel de Economia que alertou para o risco e viu seu fundo perder 44% em um mês

10 de outubro de 2026 - 7:48
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 9 de outubro de 2026 - 18:31
prêmio nobel 9 de outubro de 2026 - 8:35
prêmio nobel 8 de outubro de 2026 - 8:49
prêmio nobel 7 de outubro de 2026 - 10:17
prêmio nobel 5 de outubro de 2026 - 13:39
Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura 3 de outubro de 2026 - 7:14
Henry Kissinger 2 de outubro de 2026 - 15:05

NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÃO

Henry Kissinger, o Nobel da Paz que tentou devolver o prêmio, mas não conseguiu

2 de outubro de 2026 - 15:05
Peter Handke 30 de setembro de 2026 - 16:32
nvidia ações nvda ia 28 de setembro de 2026 - 19:18
Montagem com um fundo com notas de dólares e, ao centro, uma mão segurando um iPhone Duo aberto. 28 de setembro de 2026 - 14:30
27 de setembro de 2026 - 11:00
Imagem de um globo, com um termômetro e uma seta vermelha com a inscrição El Niño 25 de setembro de 2026 - 19:30
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 25 de setembro de 2026 - 17:27
bandeira dos estados unidos em wall street 25 de setembro de 2026 - 15:42
Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos após encontro na Coreia do Sul 24 de setembro de 2026 - 19:58
Gráfico de ações sobre bandeira dos Estados Unidos 24 de setembro de 2026 - 15:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar