O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Sauditas pretendem investir US$ 15 bilhões em mineradoras africanas que explorem lítio e cobalto, usados em baterias de veículos elétricos

Os Estados Unidos negociam com a Arábia Saudita a aquisição de metais necessários para a transição energética de ambos os países, o que inclui a fabricação de veículos elétricos, disseram fontes a par do assunto à agência de notícias Dow Jones Newswires.
Os sauditas pretendem investir US$ 15 bilhões para adquirir participações em mineradoras africanas que explorem metais como cobalto e lítio em países como República Democrática do Congo, Guiné e Namíbia. Os americanos teriam, então, direito de comprar parte da produção dessas empresas.
Os detalhes do acordo ainda estão em discussão, mas se sair do papel, a parceria daria impulso aos EUA na disputa contra a China na produção de veículos elétricos.
Metais como cobalto e lítio são muito utilizados para a fabricação das baterias recarregáveis desses veículos e também daquelas usadas em computadores portáteis e smartphones.
A Casa Branca procura o apoio financeiro de outros fundos soberanos da região, mas as negociações com os sauditas foram as que mais progrediram.
Atualmente os chineses dominam a cadeia de fornecimento de veículos elétricos, refinando três quartos do fornecimento mundial de cobalto e produzindo cerca de 70% das baterias de lítio do mundo, o que levanta preocupações de países ocidentais quanto à sua dependência de Pequim.
Leia Também
Tal posição da China foi atingida justamente pela compra da produção em países africanos, como o Congo. A principal vantagem do Gigante Asiático tem sido a disposição das suas empresas em superar as ofertas de outras a empresas, e a Arábia Saudita está disposta a fazer o mesmo.
*Com informações do Broadcast e da Dow Jones Newswires.
ARGENTINA E FRANÇA
ACOMPANHE DETALHES
GUERRA
SÁBADOU
JANELA ABERTA
HAPPY HOUR COM JOGO
SEGUNDA RODADA
UM BC 2.0
ENTRAM EM CAMPO
FIM DO DINHEIRO BARATO?
ESQUEÇA AS BARRAS DE OURO
ENTRAM EM CAMPO
COMMODITIES NA CARTEIRA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
ROUBO AO LONGO PRAZO
SEGUNDA DE JOGOS
PAZ À VISTA?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
BRASIL ENTRA EM CAMPO