🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CONEXÃO NOS TRILHOS

Por que a Vale (VALE3) vai investir R$ 240 milhões na rede de internet 4G na ferrovia de Carajás com a Vivo (VIVT3)

O acordo determina que a mineradora desenvolverá uma infraestrutura de tecnologia para ampliar a rede 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás

Imagem mostrando o logo da Vale (VALE3) numa parede branca; estágio
Vale (VALE3) - Imagem: Divulgação

A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (20) uma parceria com a Vivo (VIVT3) para aumentar o alcance do sinal de internet 4G na Estrada de Ferro Carajás. A iniciativa inclui um investimento de R$ 240 milhões durante os próximos dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo determina que a mineradora desenvolverá uma infraestrutura de tecnologia para ampliar a rede 4G ao longo da Carajás, ferrovia que interliga os estados do Maranhão e Pará e passa por 28 cidades.

O projeto inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia e a ativação de sinal em outras 27 torres já instaladas.

O novo investimento na ferrovia faz parte de uma iniciativa de longa data entre a Vale e a Vivo. Em 2019, a mineradora assinou o primeiro contrato com a empresa de telefonia para a instalação de uma rede privada 4G em suas operações. 

“Desde 2019, essa rede já foi implantada em Carajás, onde possibilita a operação de 22 equipamentos autônomos, entre caminhões fora de estrada e perfuratrizes, e em Itabira, onde dá apoio ao monitoramento de barragens”, destaca Paulo Pires, diretor de Tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os detalhes do acordo entre Vale (VALE3) e a Vivo

O projeto prevê que, até o fim do ano que vem, todas as 15 estações de passageiros ao longo da Carajás passarão a contar com sinal de internet grátis para os usuários. 

Leia Também

EXPANSÃO INTERNACIONAL

Revolut bate à porta de Wall Street: fintech recebe aval para virar banco nos EUA até 2027

DA ÁGUA PARA O VINHO

Duplo twist carpado: BofA dá ‘duplo upgrade’ em Magazine Luiza (MGLU3) após disparada da ação e acordo com Mercado Livre

Na primeira fase, as empresas pretendem priorizar seis estações com a nova infraestrutura de rede privativa baseada em 4G. 

A princípio, estão incluídas as unidades de São Luís, Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia, no Maranhão, além de Marabá e Parauapebas, no Pará.

De acordo com a Vale (VALE3), a iniciativa ainda beneficiará comunidades vizinhas à ferrovia e a operação ferroviária, além de melhorar a conectividade no Trem de Passageiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto de tecnologia pretende oferecer cerca de 280 pontos de acesso de internet gratuita ao longo da ferrovia, em locais como hospitais, escolas e centros comunitários. 

A ideia do projeto inclui ainda o aumento da segurança da operação da Estrada de Ferro Carajás.

Isso porque toda a comunicação da ferrovia passará a ser digital e contará com transmissão de vídeo em tempo real em todos os trechos da via.

Segundo a Vale, outro objetivo do projeto é viabilizar o pagamento de refeições com uso do cartão de crédito nas viagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até então, a instabilidade ou ausência do sinal faziam com que apenas pagamentos com dinheiro em espécie fossem aceitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3) 30 de agosto de 2026 - 13:25
Fachada da loja da C&A (CEAB3). 29 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Barsi 28 de agosto de 2026 - 18:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar