🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PASSANDO O BASTÃO

Quem é José Firmo, o executivo que romperá com 16 anos de gestão e vai comandar a PetroReconcavo (RECV3)

Ele será eleito formalmente em reunião do conselho a ser realizada até a data da sua posse, marcada para 1 de janeiro de 2024. Até lá, Marcelo Magalhães permanecerá no cargo.

Imagem: Divulgação / B3

Após 16 anos sob o comando de Marcelo Magalhães, a PetroReconcavo (RECV3) terá um novo CEO: José Firmo, que assume as funções no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saída de Magalhães, no entanto, não é uma surpresa. O executivo já havia sinalizado ao conselho da petroleira o desejo de se afastar do comando da empresa para dedicar mais tempo a assuntos pessoais.

Firmo será eleito formalmente para como CEO da PetroReconcavo em reunião do conselho a ser realizada até a data da sua posse, marcada para 1 de janeiro de 2024. Até lá, Marcelo Magalhães permanecerá no cargo.

Quem é o novo CEO da PetroReconcavo

Firmo tem experiência no setor de logística, mas fez carreira na indústria do petróleo e gás, na qual tem mais de 30 anos de carreira.

Ele atuou por 23 anos na Schlumberger (atual SLB), onde comandou a operação brasileira. Também ficou cinco anos na Seadrill, empresa especializada na exploração offshore, onde ocupou os cargos de CEO no Brasil e vice-presidente para as Américas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, foi presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), de 2017 a 2019, e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Setor de Petróleo e Gás (Abespetro), de 2016 a 2017.

Leia Também

QUEM ROUBA A CENA?

O roxinho perdeu o brilho? Itaú BBA rebaixa Nubank e elege um novo favorito entre os bancões

O CÉU É O LIMITE

Valor de mercado da Petrobras (PETR4) chega perto de R$ 700 bilhões, no maior patamar da história

Mas é na PetroReconcavo que Firmo terá a primeira experiência em uma empresa de capital aberto.

A DINHEIRISTA - Posso deixar meu marido sem herança? Estou muito doente e ele se recusa a cuidar de mim!

Os desafios do novo CEO

Os desafios do novo CEO da PetroReconcavo não são poucos. Logo de cara, ele vai ter que lidar com um corte de 60% do capex para os próximos.

A notícia dos investimentos menores fez o mercado torcer o nariz para a petroleira, cujas ações amargam uma queda de mais de 30% no acumulado do ano — ficando atrás, por exemplo de rivais como a Prio (PRIO3), cujos papéis têm ganho acumulado de 30% em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a PetroReconcavo ainda assiste a uma queda na produção nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
11 de setembro de 2026 - 11:40
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
9 de setembro de 2026 - 15:48
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 9 de setembro de 2026 - 14:27
SLC Agrícola 9 de setembro de 2026 - 11:17
Fachada do Banco Inter. 9 de setembro de 2026 - 9:39
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar