Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PASSANDO O BASTÃO

Quem é José Firmo, o executivo que romperá com 16 anos de gestão e vai comandar a PetroReconcavo (RECV3)

Ele será eleito formalmente em reunião do conselho a ser realizada até a data da sua posse, marcada para 1 de janeiro de 2024. Até lá, Marcelo Magalhães permanecerá no cargo.

Imagem: Divulgação / B3

Após 16 anos sob o comando de Marcelo Magalhães, a PetroReconcavo (RECV3) terá um novo CEO: José Firmo, que assume as funções no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saída de Magalhães, no entanto, não é uma surpresa. O executivo já havia sinalizado ao conselho da petroleira o desejo de se afastar do comando da empresa para dedicar mais tempo a assuntos pessoais.

Firmo será eleito formalmente para como CEO da PetroReconcavo em reunião do conselho a ser realizada até a data da sua posse, marcada para 1 de janeiro de 2024. Até lá, Marcelo Magalhães permanecerá no cargo.

Quem é o novo CEO da PetroReconcavo

Firmo tem experiência no setor de logística, mas fez carreira na indústria do petróleo e gás, na qual tem mais de 30 anos de carreira.

Ele atuou por 23 anos na Schlumberger (atual SLB), onde comandou a operação brasileira. Também ficou cinco anos na Seadrill, empresa especializada na exploração offshore, onde ocupou os cargos de CEO no Brasil e vice-presidente para as Américas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, foi presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), de 2017 a 2019, e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Setor de Petróleo e Gás (Abespetro), de 2016 a 2017.

Leia Também

ATENÇÃO, ACIONISTA

Além dos dividendos: Banco do Brasil (BBAS3) anuncia mais de R$ 340 milhões em JCP; veja quando o provento será pago

ESPAÇO PARA RECUPERAÇÃO?

Rede D’Or (RDOR3) perdeu força? Bradesco BBI corta projeções, mas revela por que tese ainda segue “atrativa”

Mas é na PetroReconcavo que Firmo terá a primeira experiência em uma empresa de capital aberto.

A DINHEIRISTA - Posso deixar meu marido sem herança? Estou muito doente e ele se recusa a cuidar de mim!

Os desafios do novo CEO

Os desafios do novo CEO da PetroReconcavo não são poucos. Logo de cara, ele vai ter que lidar com um corte de 60% do capex para os próximos.

A notícia dos investimentos menores fez o mercado torcer o nariz para a petroleira, cujas ações amargam uma queda de mais de 30% no acumulado do ano — ficando atrás, por exemplo de rivais como a Prio (PRIO3), cujos papéis têm ganho acumulado de 30% em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a PetroReconcavo ainda assiste a uma queda na produção nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
20 de maio de 2026 - 15:53

ATENÇÃO USUÁRIOS

Google faz maior mudança na busca em 25 anos; veja o que muda

20 de maio de 2026 - 15:53
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 19 de maio de 2026 - 19:56
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 19 de maio de 2026 - 19:15
álbum da copa copa do mundo 2026 19 de maio de 2026 - 17:49
Felipe Thut, diretor do Bradesco BBI. 19 de maio de 2026 - 17:02
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 19 de maio de 2026 - 10:46
Imagem criada por IA traz um gráfico de ações em azul ao fundo, o logo da Usiminas ao centro e bobinas de aço na parte inferior da imagem 18 de maio de 2026 - 19:28
Copasa 18 de maio de 2026 - 12:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia