A Petrobras (PETR4) decidiu colocar mais dinheiro na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. A estatal vai retomar as obras para a implantação do trem 2 da RNEST, paradas desde 2015.
Na época, a refinaria aparecia nas manchetes por outros motivos, com a revelação da Operação Lava Jato de que ex-diretores da Petrobras receberam propina para superfaturar as obras.
Após o escândalo de corrupção, a gestão anterior da estatal colocou Abreu e Lima entre as refinarias à venda, mas não encontrou comprador.
Com a mudança na direção após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, a Petrobras interrompeu o processo de venda de ativos.
Agora, a companhia afirma que retomou o investimento no trem 2 da RNEST ao confirmar a atratividade econômica do projeto após uma "criteriosa reavaliação".
VEJA TAMBÉM: POR QUE O DÓLAR ESTÁ CAINDO TANTO? I SEU DINHEIRO EXPLICA
A estatal não informa o quanto vai investir, mas destacou que o projeto já fazia parte do plano estratégico 2023-2027, dentro do orçamento previsto.
O início das operações do trem 2 da refinaria Abreu e Lima deve ocorrer em 2027, de acordo com a previsão da Petrobras. Com isso, a estatal vai ampliar a capacidade de produção de combustíveis, principalmente diesel S10.