🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ONDE HÁ FUMAÇA...

Petrobras (PETR4) vai mudar de comando de novo? Saída de Jean Paul Prates volta ao radar; saiba o motivo

Algumas razões explicariam a possível saída do CEO da estatal; confira também se o presidente Lula poderia apoiar demissão

Lula e Petrobras
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O ditado diz que onde há fumaça, há fogo — mas a verdade é que quando se trata de Petrobras (PETR4), a brasa sempre permanece acesa e a chance de incêndio existe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (20), o jornal O Globo publicou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vai apresentar nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma sugestão de substituto para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, “com quem vem travando uma guerra interna no governo há alguns meses”.

A ideia de Costa é emplacar no lugar de Prates uma pessoa de confiança: o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, que foi secretário de Infraestrutura da Bahia em sua gestão como governador do Estado, segundo o jornal.

  • Não é Petrobras (PETR4): essa outra ação de petroleira pode valorizar até 70% em meio ao conflito no Oriente Médio; conheça o ticker gratuitamente

O ministro da Casa Civil, no entanto, negou a história em um post no X (antigo Twitter):

Lula apoia a troca na Petrobras?

De acordo com duas fontes ouvidas pela Reuters, integrantes do governo têm conversado sobre a possível substituição de Prates, já que estão descontentes com os rumos da empresa, e a relação do executivo com gente do alto escalão estaria ruim.

Leia Também

MUDANÇAS EM BRASÍLIA

IRB (IRBR3): essa mudança de lei pode colocar mais de 20% de valorização no bolso de quem tem a ação; entenda

NOVA PROVA DE FOGO?

Sabesp (SBSP3) decepcionou no 2T26, mas ação ainda pode subir 40%; XP revela o que falta para destravar a alta

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O próprio presidente Lula não estaria satisfeito com a atuação do CEO da estatal. Segundo a agência, Lula pediu a Prates mudanças no plano de investimento da Petrobras, que deve ser divulgado ainda este mês.

Lula quer mais contratações no Brasil para a construção de embarcações que serão usadas pela Petrobras, para que a empresa colabore com uma maior geração de empregos no país.

Além disso, o presidente defende que a estatal retome antes obras do setor de fertilizantes, produto que o Brasil tem ampla dependência de importações, embora seja uma potência agrícola.

A DINHEIRISTA - Posso deixar meu marido sem herança? Estou muito doente e ele se recusa a cuidar de mim!

Preço dos combustíveis na berlinda

Os preços de combustíveis também tem gerado alguma tensão na relação de Prates com o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrar uma redução do preço de combustíveis, afirmando na GloboNews que “já está na hora de puxarmos de novo a orelha da Petrobras”, o CEO fez um post longo sobre o assunto na rede social X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3) 30 de agosto de 2026 - 13:25
Fachada da loja da C&A (CEAB3). 29 de agosto de 2026 - 17:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar