Site icon Seu Dinheiro

Adiós, hermanos? Itaú (ITUB4) negocia venda de banco na Argentina e já tem potencial comprador

Bicicletas do Itaú

Bicicletas do Itaú

O Itaú Unibanco (ITUB4) pode cortar um destino da rota dos negócios na América Latina. O maior banco privado brasileiro informou que está em negociações preliminares para a venda das operações na Argentina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O potencial comprador é o Banco Macro, um concorrente local que possui uma extensa rede de agências no país e oferece produtos e serviços financeiros para todo o território argentino, de acordo com o Itaú.

O Macro atende a todos os segmentos, desde pessoas físicas até grandes empresas, de forma semelhante ao Itaú no Brasil.

Ainda não está claro como se dará a transação, caso ela vá adiante. Como o Macro é listado nas bolsas de Buenos Aires e New York, é possível que o Itaú aceite ações do banco como moeda de pagamento.

VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

Itaú na Argentina

O Itaú tem uma operação antiga na Argentina. A presença remete a 1979, quando o banco instalou uma unidade de atacado. Já o atendimento ao público em geral teve início em 1995, ainda no auge do processo de "dolarização" da economia do país vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poucos anos depois, porém, a Argentina engatou uma sucessão de crises econômicas, o que dificultou a vida das empresas que operam por lá, em particular as multinacionais.

Paraíso para os turistas brasileiros diante do câmbio favorável, a Argentina vem se revelando um ambiente um tanto inóspito para as empresas brasileiras.

Hoje, a unidade do país vizinho representa menos de 5% da carteira total de crédito do Itaú na América Latina. No total, o banco conta com 71 agências e 1.482 funcionários na Argentina, de acordo com dados do último balanço.

Embora pequeno, o Itaú Argentina é lucrativo. No primeiro trimestre deste ano, a rentabilidade sobre o patrimônio líquido da operação foi de 48%.

Exit mobile version