A carteira de pedidos da Embraer (EMBR3) está engordando e se diversificando, atendendo países de outros continentes.
Nesta quinta-feira (14), a companhia recebeu um pedido firme de cinco jatos do modelo Embraer E175 da nigeriana Air Peace, considerada a maior companhia aérea da África Ocidental.
O valor do pedido é de US$ 288,3 milhões, o que corresponde a R$ 1,405 bilhão na cotação atual. Já a entrega, que totaliza 88 assentos, está prevista para ocorrer a partir de 2024.
Segundo a Embraer, a decisão é um avanço significativo na estratégia de atualização da frota da companhia.
“O objetivo da Air Peace é operar a maior e mais moderna frota de jatos da África, com ampliação da malha doméstica e expansão dos voos regionais”, disse em comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Embraer: pedido pode aumentar estrutura de manutenção
Com os novos jatos, a companhia aérea da Nigéria deve aumentar o número de conexões entre os países da região.
“Esse é mais um passo importante para cumprir nossa meta de conectar a Nigéria a todo o continente africano. Essa aquisição também ampliará o volume de passageiros em voos mais longos, partindo do nosso hub em Lagos”, afirmou Allen Onyema, presidente e CEO da Air Peace, no comunicado.
A Air Peace já opera o modelo E195-E2, o que traz uniformidade entre as frotas de E1 e E2 da companhia e também simplifica os custos e a gestão das tripulações.
Além de trazer economia e diversificação de rotas para mais cidades, outra vantagem citada é o aumento da capacidade de manutenção das aeronaves na Nigéria, com apoio da Embraer.
“A Air Peace fez um investimento significativo na aquisição de 18 E-Jets para sua frota e a Embraer está empenhada em apoiar o estabelecimento de capacidades locais de manutenção na Nigéria”, disse Stephan Hannemann, head de aviação comercial da Embraer na África e no Oriente Médio.
A DINHEIRISTA - Ajudei minha namorada a abrir um negócio e ela me deixou! Quero a grana de volta, o que fazer?
A Embraer está atendendo mais países?
No mês passado, a Embraer também deu um passo importante e conquistou uma nova certificação na China para o jato E195-E2, a maior aeronave da família e-Jet.
O aval permitirá que as companhias aéreas asiáticas passem a utilizar os jatos da empresa em voos — o que pode impulsionar as vendas da nave no mercado chinês.
Na visão do banco JP Morgan, o anúncio foi positivo para a Embraer por ser um “potencial impulsionador de novos pedidos”.