A varejista em recuperação judicial Americanas (AMER3) obteve autorização da 4ª Vara Empresarial da Comercial da Capital do Estado do Rio de Janeiro para desfazer a joint venture com a Vibra Energia (VBBR3).
O anúncio foi feito por meio de comunicado enviado ao mercado na noite da última segunda-feira (30).
A união para explorar os negócios de pequeno varejo acontecia por meio das redes Local e BR Mania, por meio da marca Vem Conveniência.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a varejista deveria ter anunciado seu balanço trimestral e os demais resultados atrasados.
Entretanto, a Americanas informou na noite da última sexta-feira (27) que a publicação dos resultados foi adiada para o dia 13 de novembro.
- ‘É a melhor empresa do Brasil’: ação já decolou 4.200% desde o ipo, é líder de mercado e está barata
Plano de reestruturação da Americanas anima
Na mesma noite de sexta-feira, a Americanas afirmou que a nova proposta apresentada a seus principais credores no início de outubro possibilitou uma “significativa evolução das negociações”.
Em outras palavras, destaca a empresa, é possível que a varejista consiga aprovar o plano de recuperação judicial ainda em 2023.
A proposta de outubro pretendia capitalizar, junto a acionistas de referência, um montante de R$ 12 bilhões, incluindo todas as parcelas desembolsadas do financiamento DIP — uma modalidade específica de crédito para empresas em recuperação judicial, voltada para arcar com despesas operacionais
Assim, a varejista pretende apresentar mais detalhes da versão em discussão com os credores, na divulgação de seu balanço.