A nova estratégia do Nubank para evitar que clientes caiam em golpes digitais
O banco, cujo nome é frequentemente mencionado nas redes sociais por usuários alvos de golpes, anunciou a compra de dezena de URLs criadas para confundir pessoas

Uma das estratégias de golpistas é criar endereços eletrônicos falsos semelhantes aos sites reais de instituições financeiras para enganar os clientes e roubar informações e valores das contas bancárias. Atento a essa prática criminosa, o Nubank lança nesta sexta-feira (13) uma nova medida de segurança.
O banco anunciou a compra de dezena de URLs criadas para confundir pessoas. Os endereços eletrônicos adquiridos — entre os quais estão nubankbrasil, nubanks e wwwnubank, por exemplo — serão redirecionados para o portal de segurança da fintech.
"Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta", afirma, em nota, Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.
O comunicado explica ainda que o lançamento do portal faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, criada para dar orientações relacionadas a temas como:
- Quais são as táticas mais comuns entre os golpistas;
- como eles podem usar a marca Nubank para enganar as pessoas;
- como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank;
- como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank;
- e como reconhecer os perfis legítimos da empresa na internet.
Idec pediu explicações ao Nubank sobre golpes no app
Vale destacar que o Nubank já foi alvo, no início deste ano, de um pedido de esclarecimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) a respeito de golpes no aplicativo do banco.
Após receber diversos relatos de clientes, que também recorreram às redes sociais e a plataforma consumidor.gov.br, o Idec cobrou explicações sobre o que o banco estava fazendo para evitar esses crimes e qual era a situação dos usuários afetados.
Leia Também
De lá para cá, a fintech intensificou o envio de alertas e dicas de segurança para seus clientes, além de lançar a nova campanha.
Mas, em um relatório divulgado na semana passada, o Instituto revelou que, entre quatro bancos analisados, o Nubank foi o campeão de queixas.
O Idec analisou se a fintech, o Bradesco, o Itaú e o Santander dispõem de mecanismos para reduzir as chances de sucesso dos golpistas.
Na primeira etapa do processo, que durou, ao todo, seis meses, o Idec levantou quantas reclamações os clientes registraram em 2022 contra cada banco pelo site Reclame Aqui. E o Nubank ficou na liderança.
Em nota enviada à Agência Brasil, o banco informou que a situação em que o teste do Idec ocorreu difere, em uma série de fatores, de uma situação real de tentativa de golpe. A instituição diz ainda que é importante que o cliente mantenha seu aplicativo de celular atualizado.
"Clientes que estão com seus aplicativos atualizados já contam com camadas adicionais de proteção, incluindo mecanismos que efetivamente bloqueiam o uso do aplicativo do Nubank por acesso remoto", diz nota do Nubank.
*Com informações da Agência Brasil
PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?
Nubank (ROXO34) nega compra bilionária de fintech britânica Monzo após tombo em NY; ações sobem forte no pré-mercado
1 de outubro de 2026 - 9:35PANDA BONDS
A operação bilionária da Vale (VALE3) na China: mineradora conta os planos dessa estreia
30 de setembro de 2026 - 19:53BANCOS