A 3R Petroleum (RRRP3) pretende levantar R$ 1 bilhão no mercado de capitais por meio de uma oferta de debêntures — título de dívida emitido por empresas. E você pode investir nos papéis recebendo um rendimento com isenção de imposto de renda (IR).
Isso porque a legislação concede o benefício fiscal ao investidor de debêntures cujos recursos são usados para financiar projetos de infraestrutura.
No caso, a 3R Petroleum pretende usar os recursos para financiar a revitalização de campos de petróleo e gás na Bacia Potiguar e na Bacia do Recôncavo, além do pagamento futuro de gastos ou despesas relacionados a esses projetos.
As debêntures terão prazo de vencimento de dez anos. A remuneração proposta é a seguinte:
- A taxa de retorno do Tesouro IPCA (com vencimento para 2030) + uma sobretaxa de 2,40% ao ano; ou
- Uma taxa de 7,80% ao ano mais inflação.
Vale lembrar que a remuneração final das debêntures pode ser menor dependendo da demanda do mercado pelos papéis durante a oferta.
Investir em uma debênture equivale a emprestar dinheiro a uma empresa. Desse modo, o principal risco é o de calote da emissora dos papéis.
A agência de risco S&P Global atribuiu uma nota “brA” (escala nacional) para a emissão da 3R Petroleum. Além disso, a agência atribuiu um rating de recuperação ‘3’ às debêntures, indicando a expectativa de uma recuperação de 65% em um cenário hipotético de inadimplência.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Analistas da Empiricus Research revelam suas principais recomendações para o mês em entrevista completa para o Youtube do Seu Dinheiro. Assista agora:
E como vão as ações da 3R Petroleum (RRRP3)?
Os papéis da petroleira acumulam queda de 26,28% nos últimos 12 meses. Em relação aos últimos 30 dias, as ações RRRP3 caem 4,74%, segundo o Trademap.
A queda do último mês se explica pelo fraco desempenho dos dados de produção divulgados em setembro, que caíram em quase todos os polos e os chamados clusters, totalizando queda de 9% em agosto frente a julho.
Mas na última semana, com a disparada dos preços do barril de petróleo em virtude do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, as ações da petroleira recuperaram parte das perdas e registraram alta de 4,62%.